Intercessor, Acusador, Anotador e o Defensor

Se me amais, guardareis os meus mandamentos, e eu rogarei ao Pai, e ele vos dará um outro Defensor, para que permaneça sempre convosco” (Jo 14, 15-16).

No Evangelho de hoje,  Jesus já está nos apontando para o Espírito que virá: o Pentecostes que se está se aproximando.

Por que o Espírito Santo é chamado de Defensor? 🤔

Vejamos como funciona o chamado tribunal de Deus. Jesus Cristo é o intercessor, ou seja, Ele está sempre rogando por nós à seu Pai para a nossa salvação, para que no dia do Juízo, Deus tenha piedade de nós e se compadeça de cada um. O diabo é chamado de acusador, afinal, ele sempre está acusando, diante de Deus, os nossos pecados para que sejamos “presos”, ou seja, para que sejamos condenados.

Os anjos da guarda são aqueles que anotam tudo o que fizemos e eles apresentam a Deus Pai. O Espírito Santo é o Defensor, ou seja, aquele no qual o Pai mandou para que nos defenda dos ataques do acusador – o diabo. O Espírito Santo é aquele que nos auxilia, caminha conosco para que o mal não nos atinja, por isso é chamado de Defensor ou Paráclito. Ele atua como nosso advogado no tribunal de Deus. 

Quando falamos em tribunal parece algo distante e por vezes até estranho, mas se pensarmos… esse tribunal é onde nós seremos julgados pelo Amor do Pai, na beleza do Amor do Filho e na força do Amor do Espírito Santo. Por isso, seremos avaliados no final de tudo: o quanto amamos e o quanto deixamos de amar. Se caminharmos na verdade, no caminho e na vida como ouvimos no Evangelho da semana passada, não precisamos temer o tribunal da misericórdia de Deus, mas sim será para nós motivo da nossa alegria. Paz e Bem!

Frei Jhones

Deixe uma resposta