“Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura!” (Mt 28,15)

Bolo de Cenoura

Neste final de semana celebramos o dia em que Nosso Senhor Jesus Cristo subiu aos céus! Celebramos a Solenidade da Ascensão do Senhor! Jesus subiu aos céus para mostrar para nós que também nos iremos subir aos céus para ficar junto com Ele. Jesus mostrou o “trilho” e se nós caminharmos nesse “trilho” não tem como errar a chegada. 

Na missa tem uma oração que o presbítero reza assim: “Corações ao alto” e nós respondemos: “O nosso coração está em Deus”. Isso já mostra para nós que quem segue a Cristo já está com o coração nos céus. Porém, não somente o coração é para subir, também nosso corpo inteiro quer ir para o céu. 

Por isso, o Evangelho da Ascensão, nos diz para: “Ir”. Ir para o mundo inteiro para anunciar o Evangelho a toda criatura. São Francisco em sua vida proclamou a todos o “Evangelho”, ao ponto de chamar a todos de irmãos. Quando se fala “Ide” não está somente falando de um ir geográfico, mas também está a falar de um ir primeiramente para dentro de si e descobrir Deus morando em sua alma. Somente pode levar o Evangelho a toda criatura quem já está “cheio” do Evangelho. 

Por exemplo: eu sou convidado para dar uma palestra sobre fazer bolo de cenoura. E a plateia está toda atenta a cada detalhe, com caderno de anotação, canetas, esperando eu começar a falar sobre o bolo de cenoura, mas eis que surge um detalhe: eu nunca fiz um bolo de cenoura. A única coisa que eu sei é falar dos ingredientes. Deste modo, como vou “anunciar” algo que eu nunca provei, nem testei e muito menos eu sei se dá certo. Como dizer para uma multidão de pessoas como fazer, se eu nunca fiz a experiência. Do mesmo modo se aplica ao Evangelho, para eu falar, anunciar a Boa-Nova eu primeiramente tenho que estar cheio de Deus, ter experimentado a Deus. Somente assim terá valor o meu anúncio. Paz e Bem!   


Frei Jhones Lucas Martins

Deixe uma resposta