Vamos fazer uma trilha?

“Bem-aventurados os pobres de espírito porque deles é o reino dos céus”

(Mt 5, 3)

Neste fim de semana,  a Igreja celebra o dia de Todos os Santos. É um dia em que somos convidados a refletir sobre a missão que os santos desempenham. Meus irmãos, até a segunda vinda de Nosso Senhor Jesus Cristo, a Igreja ainda está em missão. Porém, para entendermos melhor, precisamos esclarecer que a nossa fé crê em 3 Igrejas. Como assim? 

Bom, primeiramente temos a nossa Igreja, chamada de peregrina. Peregrina, pois caminha em marcha. Para onde? Para a Igreja Celeste, que é o céu onde vivem os santos e os anjos. Entretanto, existe ainda a Igreja Padecente que é aquela que celebramos no dia 2 de novembro, o dia de finados. A Igreja Padecente é o purgatório onde ficam as almas para purgar, ou seja, para purificar antes de entrar para o céu, que é a Igreja Celeste. Deste modo, temos então a Igreja Peregrina que somos nós que caminhamos para o céu; a Igreja Celeste que é a Igreja dos Santos e dos Anjos e a Igreja Padecente que é o purgatório, onde as almas estão em purificação para entrar na glória de Deus. 

Partindo dessa reflexão, as três Igrejas desempenham sua missão até a vinda de Nosso Senhor Jesus Cristo. Na Igreja Peregrina, a missão é levar Jesus Cristo a todo as nações; a Igreja Padecente é rezar para se purificar até atingir o céu; já a Igreja Celeste que é a dos Santos e a dos Anjos, sua missão é servir de exemplo para nós, que aqui ficamos, interceder por nós que estamos em peregrinação e pelos falecidos que esperam a sua purificação para o céu. No Evangelho, ouvimos Jesus falar sobre as bem-aventuranças, deste modo, podemos concluir que Bem-Aventurado é aquele que caminhou, peregrinou aqui na terra em vida cheia de aventuras com Deus e agora é um bem-aventurado, ou seja, um Santo. Portanto, meus irmãos, sejamos bons aventureiros, façamos da vida uma trilha cheia de aventuras, mas nunca esqueçamos que o final da trilha será chegar na morada de Deus. Paz e Bem! 

Deixe uma resposta