Cura da alma

“Não foram dez os curados? E os outros nove, onde estão? Não houve quem voltasse para dar glória a Deus, a não ser este estrangeiro?”

(Lc 17, 17-18).

O Evangelho deste fim de semana, mostra a cura de 10 leprosos, que depois de serem curados por Jesus, somente um volta para agradecer. Por que afinal somente um voltou para agradecer? A resposta é simples: porque somente um foi curado! Quando pensamos em cura, nos vem na cabeça somente a cura física. A cura física é algo externo que nos ajuda, porém ela não é a mais importante da nossa vida! A melhor cura é a cura interior, a cura da nossa alma. A cura da alma sim, é necessária para nossa vida. Quem tem a alma curada, a cura física é somente um acréscimo. 

Por isso, Paulo escreve em uma de suas cartas que: viver é lucro. Deste modo irmãos, podemos dizer, com toda certeza, que: quem tem Deus, tem tudo! Há um ditado popular que diz: “Tem gente tão pobre, que a única riqueza que tem é o dinheiro.” Deste modo, viver apegado às coisas do mundo é viver com a falta de Deus. Por isso, a cura da alma é a cura pela qual a nossa alma é preenchida por Deus. E uma alma preenchida por Deus é uma alma que O procura sempre. A cura que Jesus realizou naqueles 10 leprosos, foi a cura da alma, porém somente um deixou-se ser curado por Deus. Por isso, esse que Jesus curou, foi curado da sua alma. E quando nossa alma se deixa preencher por Deus, é realizado em nós algo extraordinário. Somos envolvidos por um espírito de gratidão e de reparação. Ou seja, agradecemos a Deus por tudo aquilo que Ele fez em nossa vida e buscamos sempre não o ofender pelos nossos pecados. 

Vejamos São Francisco que era visitado constantemente pelo Espírito do Senhor. Em várias passagens de sua vida, percebemos ele chorando de amor por Deus. Chorar de amor por Deus é o estado que nossa alma se encontra com Ele e deixa-se preencher por Ele. 

Paz e bem! 

Frei Jhones

Deixe uma resposta