O caminho sem cruz é perdição

No Evangelho deste final de semana, temos a seguinte passagem de Jesus: “Quem não carrega sua cruz e não caminha atrás de mim não pode ser meu discípulo”.

(Lc 14, 27)

Meus irmãos, Jesus, nessa pequena frase diz muitas coisas: “quem não carrega a sua cruz”. Primeiro precisamos entender que todos temos que carregar algo. E aqui, como já ouvimos várias vezes: “cada um tem sua cruz”. Já imaginou um mundo sem cruz? Um mundo sem cruz, seria um mundo sem esforço. E um mundo sem esforço é um mundo onde não tem graça morar. Esforço faz parte da nossa vida.

Um mundo sem cruz é um mundo sem vitória e um mundo sem vitória é um mundo mergulhado num mar de tristeza. Já pararam para perceber que quanto menos esforço fazemos para as coisas, mais entediados ficamos? A cruz faz parte da vida, como o sofrimento, a tristeza e o luto. E isso não é ruim. Depois, Jesus ainda diz para caminhar atrás dele. Irmãos, é atrás! Como queremos ser mais que Deus ou achar que Deus não está vendo as nossas dificuldades?! Deus não se diverte com o nosso sofrimento! Deus quer o nosso amadurecimento e o nosso crescimento. Ele quer que paremos de ficar de picuinhas e nos abramos para algo que está muito acima de nós mesmo. Ele quer que paremos de olhar para os nossos mundinhos e percebamos que tem um mundo onde todos nós vivemos.

 É caminhar atrás de Cristo. Afinal, se nós não temos um ponto de referência para nossa fé, qual então será a nossa meta? Se não temos meta, qualquer coisa serve. Se não temos cruz, qualquer obstáculo que temos que passar cansamos ou desistimos. Não carregar a cruz é ser uma pessoa fraca, que se dói com tudo e se queixa de tudo. Desviar da cruz é fruto de uma imaturidade espiritual e humana. Não querer passar pelo sofrimento é querer ser criancinha para toda vida. 

Frei Jhones

Deixe uma resposta