O Reino dos Céus é dos artesãos

“O Reino dos Céus é como um tesouro escondido no campo” (Mt 13, 44), “O Reino dos Céus também é como um comprador que procura pérolas preciosas” (Mt 13, 45) e “O Reino dos Céus é ainda como uma rede lançada ao mar e que apanha peixes de todo tipo” (Mt 13, 47).  

Jesus, no Evangelho deste final de semana, faz comparações sobre o Reino dos Céus. Ele usa comparações da terra para podermos entender melhor o que é seu reino, o reino dos céus. Em outra passagem, quando interrogado por Pilatos, Jesus responde: “Meu Reino não é deste mundo”. Mas afinal, o que é o Reino dos Céus? 

É um tesouro escondido, que fazemos de tudo para encontrar e comprar, e quando encontramos guardamos em segredo, porque a intimidade com Deus deve ser algo que fica entre você e Ele. Deus é o nosso amigo mais íntimo. O Reino dos Céus é também como uma pessoa que está a procura de pérolas preciosas, que quando a encontra faz de tudo para comprá-la, e essa compra se faz com a própria vida, pois aquele que der a sua vida por causa de mim será grande no Reino dos Céus. 

Ainda podemos dizer que o Reino dos Céus é como um pescador que apanha todo tipo de peixes. Os bons peixes ficam para ele e os que não são bons jogam fora, ou seja, o Reino dos Céus é para todos. Muitos são os convidados, mas poucos são os escolhidos. 

Nós cristãos temos esse Reino dos Céus por herança, onde a nossa meta é chegar lá, entretanto não esqueçamos que ainda estamos na terra. Digo isso, porque as vezes queremos pular a terra e alcançar logo o céu. Calma irmão, a terra faz parte da caminhada; amar o próximo faz parte da caminhada; rezar faz parte da caminhada; ir na missa faz parte da caminhada; perdoar faz parte da caminha e etc. Tudo isso vai nos ajudando a “juntar” dinheiro para comprar a nossa pérola preciosa – o Reino dos Céus. 

Ter calma e respeitar o tempo faz parte, a busca pelo céu deve ser uma busca artesanal, igual um crochê, que vai sendo feito aos poucos, ponto a ponto sem pressa, sem rapidez. O Reino dos Céus é feito por aqueles que são artesãos, que traçam seu caminho rumo a Deus na calma e, como diz Santa Teresa: “A Paciência tudo alcança”. 

Paz e Bem artesãos! 

Deixe uma resposta