Descansar em Deus

“Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso.” 

(Mt 11,28).

Em Deus a nossa alma descansa, o nosso corpo repousa e nosso espírito se fortalece. Só em Deus podemos ter a segurança de que tudo dará certo e podemos ficar tranquilos e descansados. Mas o que é descansar em Deus? Por que Jesus disse para nós descansarmos nele?

Primeiramente vamos deixar claro que descanso não é sinônimo de preguiça ou de não se fazer nada. Na verdade só podemos dizer que estamos descansando porque antes nós estávamos trabalhando. O corpo descansa porque antes estava realizando alguma atividade. Pegamos a leitura de Gêneses, quando Deus acabou de criar o mundo em seis dias e, no sétimo, ele descansou, mas descansou porque antes estava fazendo uma ação – criar o mundo. 

São Paulo, em uma de suas cartas, recomenda: “Quem não trabalha não deve comer”, ou seja, quem não trabalha, vive na preguiça não deve descansar. O maior trabalho que todos nós cristão temos por meta é de se tornar santo. O nosso trabalho por excelência é a santidade. Tornar-se santo dá muito trabalho e exige muito de nós, mas a recompensa é poder descansar em Deus.

Às vezes é fácil dizer: “Ser santo não é pra mim, isso é muito difícil”. Infelizmente tenho que te advertir: você sofre de preguiça, de moleza e não tem vigor nenhum. Aquele cristão que não almeja a santidade e empurra com a barriga a sua vida religiosa é um preguiçoso ou, como diz São Francisco, é um irmão mosca. Ser cristão é um trabalho que temos pela vida toda.

O evangelho de Jesus é fácil de entender mas, as vezes, é difícil de pôr em prática. Para tanto, se faz necessário trabalhar, nos moldar e nos construir. A nossa vida é uma tarefa, mas a nossa certeza é descansar em Deus. E Deus é tão bom para nós que Ele nos dá algumas amostras grátis desse descanso. 

Como? Você alguma vez se sentiu tão cansado ao ponto de querer abandonar algo? Possivelmente sim para alguma coisa. Porém, você já fez a experiência de não abandonar, mas sim de lutar com todas as suas forças para conseguir aquilo que almejava? Se sim, depois de todo sofrimento que você teve, de todo o cansaço que você sentiu, veio uma paz tão grande e um alívio tão bom que tudo aquilo que você fez, de todo o seu esforço foi recompensado.

Esse sentimento de recompensa é o descanso em Deus. Agora imaginemos, irmãos, esse descanso ser eterno em Deus. Esse sentimento de alívio e recompensa eterna. Eis aí o verdadeiro descanso em Deus. 

Paz e bem!

Deixe uma resposta