Engenharia da Santidade: primeira ferramenta!

“Ao anoitecer daquele dia, o primeiro da semana, estando fechadas por medo dos judeus, as portas do lugar onde os discípulos se encontravam, Jesus entrou e pondo-se no meio deles, disse: ‘A paz esteja convosco’.” (Jo 20, 19). Gostaria de, ao longo do nosso período pascal, refletir em torno de um tema muito caro a nossa vida enquanto cristãos: o batismo. 

No período em que estamos vivendo somos chamados a viver mais intensamente o nosso batismo, mas de que forma? Qual é o nosso maior objetivo enquanto batizados? Ser Santo! Para tanto iremos refletir o que é santidade. Convido a todos a entrarmos nessa reflexão a partir da ressurreição de Cristo, convido a todos a fazermos uma experiência de Engenharia da Santidade. Calma, iremos dar um passo a cada domingo nessa Engenharia da Santidade! 

Primeiramente, o que é engenharia? A grosso modo, podemos responder que é uma ciência que estuda um processo de fabricação de algo por meio de recursos. Desse modo, a engenharia é um processo em que construímos algo, processamos até esse algo ficar pronto. Pronto! Uma resposta já tem. E agora, o que é santidade? É o caminho que todos nós cristãos somos chamados a caminhar. O modo como nós caminhamos é um modo de santidade, para alcançarmos a coroa da vitória, como Paulo diz que é a de ser santo! 

Então, quando falamos em engenharia da santidade, estamos falando do processo como cada um de nós faz para chegar a ser santo. Iremos, ao longo dessas semanas da páscoa, refletir como é esse processo de engenharia que a vida cristã nos convida a fazer para que caminhemos em santidade rumo a ser Santo! E o primeiro passo dessa engenharia é termos um projeto. Todo engenheiro, quando começa a fazer algo, primeiramente começa traçando em uma folha um projeto. Nós já temos esse projeto todo escrito: o Evangelho! 

Lembremos de São Francisco, quando ele foi até o Papa por que ele queria viver o evangelho. Desse modo o nosso projeto já está no papel! Já temos então uma boa parte de nosso processo de engenharia de Santidade pronto! Agora, temos que dispor das ferramentas. E quais são elas? A primeira ferramenta que nós temos é o nosso batismo. Todos nós batizados somos convidados a trabalhar como engenheiros da santidade. E uma maneira de se trabalhar é vivendo na Paz! Por isso tomo as palavras de Cristo quando ele diz no evangelho de hoje: A Paz esteja convosco! Se a Paz está conosco e foi o próprio Deus que nos deu, então a primeiro trabalho nosso é viver essa paz a cada dia de nossa vida! Como? Olhemos novamente para São Francisco no relato da perfeita alegria! Ali está uma maneira de viver essa Paz! Na próxima semana teremos outra ferramenta! 

Paz e Bem! 

Deixe uma resposta