O QUE É DEVOÇÃO?

“Um deles, vendo-se curado, voltou, glorificando a Deus em alta voz” (Lc 17, 15).

O Evangelho deste domingo é sobre a cura que Jesus faz a 10 leprosos e somente um deles voltou para “agradecer” a Jesus pela cura. Em seguida Jesus pergunta onde estão os demais que foram curados?  E acrescentou ao que voltou para agradecer: “Levanta-te e vai, tua fé te salvou”. 

Esse Evangelho nos ensina algo muito bonito e que é muito divulgado na nossa Igreja: as Práticas Devocionais. Mas o que seria uma prática devocional? O que é devoção?

Devoção tem a mesma origem da palavra “devolver”, ou seja, alguém me dá alguma coisa e eu devolvo a ela. Deste modo eu fico por um tempo com essa “coisa” que não é meu e em seguida preciso devolver ao seu verdadeiro dono. Partindo desse pressuposto, podemos então entender que na Igreja as práticas devocionais tem o mesmo significado.

Deus deu um grande presente: a vida a cada um de nós e em forma de agradecimento por esse presente nós devolvemos a Ele toda a nossa existência. Ser uma pessoa devota é reconhecer que tudo provém de Deus e eu passo a minha vida nesse mundo devotamente, nesse “devolver” a Deus por tudo aquilo que ele me fez. E dentro dessa espiritualidade de devoção à Igreja foi proporcionando a nós elementos de agradecimentos a Deus, ou melhor, de “devolver” a Deus tudo aquilo que Ele nos deu: as orações, terços, via-sacra, fazer o bem, práticas de caridade etc…

Quando ouvimos esse Evangelho, então, percebemos aquele que é um devoto voltando para Jesus para agradecer por algo que não foi ele quem fez. Ser Cristão é reconhecer que tudo é de Cristo e de Deus e nós somos então de Deus. Ser Cristão é ser devoto.

São Francisco, o homem feito oração como diz seu biógrafo, fez de sua vida um total devotamento. Francisco é um homem devoto. Toda a sua vida é uma forma de agradecer a Deus por tudo aquilo que Deus fez e operou em sua vida. Irmãos, sejamos devotos a Deus por tudo aquilo que Ele nos fez!

Paz e Bem!

Fraternalmente, Frei Jhones

One comment

Deixe uma resposta