Palavra Viva

No Evangelho deste domingo os discípulos dizem que a palavra de Jesus era dura demais, ou seja, estava difícil de se pôr em prática. Mas por que será? Ao nosso entender a palavra de Jesus é tão fácil que ele a faz em parábolas, inclusive Ele dá dicas valiosas sobre como ser santo.

Mas por que será que é difícil? Vamos esclarecer um pouco duas coisas muito importantes: existe a palavra que se escreve com letra minúscula, sendo que essa “palavra” é tudo o que está escrito na Sagrada Escritura – Bíblia – e existe a Palavra que se escreve com letra maiúscula que é o próprio Jesus, e essa meus irmãos é a mais difícil de se viver, pois não é viver as dicas que Jesus disse no evangelho, mas é ser o Cristo que está narrado nos evangelho, ou seja, essa outra “Palavra” que é o próprio Cristo que nasce, sofre, morre e ressuscita. Sendo assim, querer seguir a Palavra vai além dos ensinamentos que Jesus disse, mas seguir a Palavra é imitar aquilo que Jesus fez.

São Francisco diz: “São mortos pela letra aqueles que somente desejam conhecer as palavras para serem considerados mais sábios que os outros… e são vivificados pelo espírito da divina escritura aqueles que não atribuem a seu eu toda letra que conhecem e desejam conhecer, mas, pela palavra e pelo exemplo, as retribuem ao altíssimo Senhor Deus, de quem é todo bem” (Admoestação 7), ou seja, as palavras sem vida, ficar só na dica do Evangelho não serve, mas sim tem que possuir a Palavra do Evangelho que é o próprio Cristo! Outra coisa importante a se perceber é que quando eu deixo essa Palavra ser em mim e que a minha vida somente tem sentido dentro da vida de Jesus, tudo o que eu faço é para retribuir a Deus por tudo o que ele me deu: a VIDA!

Que saibamos, irmãos, acolher sim a palavra em nossas vidas e que também saibamos deixar penetrar pela Palavra que é Cristo, para que Ele dê todo o sentido da nossa existência.

Deixe uma resposta