Jogo da vida: Jesus deu seu sangue!

“Então Jesus deu outra vez um forte grito e entregou o espírito” (Mt 27, 50). 

Neste final de semana, somos convidados a caminhar com Jesus em suas últimas horas, dando início assim à Semana Santa ou Semana Maior. Celebramos o Domingo de Ramos com a entrada de Jesus em Jerusalém para sofrer sua Paixão, morte e ressurreição. Neste domingo, lê-se dois Evangelhos, um no início da missa que narra como se deu a entrada de Jesus em Jerusalém e outro que narra a paixão de Jesus. A narração da morte de Jesus é marcada por uma tristeza, tensão e agonia, até o momento em que Ele dá um forte grito e entrega seu espírito. Mas o que é entregar o espírito?

Um atleta quando está competindo, por exemplo, em um jogo de vôlei, o técnico ao perceber que o time está ficando cansado, fatigado e não está aguentando mais aquele jogo, o que o técnico normalmente diz: “Vamos time, não desanima, dá seu sangue…” ou “não vamos entregar o jogo…” E o time então é tomado por um entusiasmo, uma euforia e acaba fazendo boas pontuações no final e até pode vencer a partida. Após ganhar a partida, o time exausto descansa com o sinal de que eles “entregaram tudo” para ganhar aquele jogo. Comparativo a isso, Jesus entregou tudo também para “ganhar o jogo”, entregou até seu espírito para a nossa salvação. Jesus, exausto pelo cansaço da cruz, pela fadiga do sol (15 horas foi o horário em que Cristo morreu), pela sede e pela dor não desanimou, pelo contrário fez de tudo, inclusive, entregando seu próprio sangue para a nossa salvação. 

Ao ler a narração desse Evangelho vamos perceber com clareza a frase de São Paulo: “Combati o bom combate”, ou seja, Cristo combateu até o fim para ganhar o jogo para nós. E qual foi a grande vitória? Tudo! No time de vôlei foi um jogo, na cruz de Cristo foi a vida eterna. O maior de todos os prêmios. Que vivamos com Cristo nesta Semana Santa, para celebrarmos no Domingo que vem a sua ressurreição! Paz e Bem!


Frei Jhones Lucas Martins, ofm | @jhonnes_luccaa

Deixe uma resposta