1° Domingo do Advento

“Portanto, ficai atento e orai a todo momento, a fim de teres força para escapar de tudo o que deve acontecer e para ficardes em pé diante do Filho do Homem” (Lc 21, 36).

Chegamos ao tempo do Advento, as quatro semanas que antecedem o Natal do Senhor. Este tempo é marcado pela Vigilância: ficar atento e de prontidão.

O que é estar pronto?

É estar em estado de atenção. Por exemplo, um médico realizando uma cirurgia, ele precisa estar concentrado, com atenção aguçada e vigilante. Um erro ali pode ser fatal! Na vida espiritual nós estamos sempre dentro de uma sala de cirurgia, porque um erro pode ser fatal, um erro pode nos fazer perder o céu. Por isso, no primeiro domingo do Advento, o Evangelho nos pede para ficarmos atentos em todo o momento. A segunda coisa que nos é pedido: orai. Precisamos orar a todo instante, como afirma São Paulo. Orar é mais que usar palavras, orar é transformar as palavras em ações. Eu peço a Deus forças, mas o que eu estou fazendo para obtê-las? Orar não é somente pedir, mas é buscar a todo instante e transformar naquilo que reza, naquilo que pede.

Depois de ficar atento e orar, Jesus diz que isso é o que nos dará força para escapar de tudo o que deve acontecer. O que ainda vai acontecer? O Juízo final! No momento em que haverá a separação do joio do trigo, onde buscamos ficar separados do joio para ser trigo, os escolhidos do Senhor. Por fim, após a separação ficaremos em pé diante do Filho do Homem, o Filho do Homem é Jesus Cristo, somente diante dele que precisamos ficar de pé. Somente Ele é o Senhor e Rei do Universo. Paz e bem!


Frei Jhones

Deixe uma resposta