Conexão Convida – William Bressan, Juventude e Serviço

Postado por

Olá, queridos irmãos! Paz e Bem! 
Tudo beleza?

O ano está acabando e não poderíamos encerrar nossa coluna, neste mês de dezembro, de uma maneira melhor. Trouxemos um jovem muito especial: William Bressan. Vamos conhecer o grande testemunho de jovem franciscano neste mundo e muito ativo em sua comunidade. Bora conferir?

STALKEANDO

Quer stalkear? O #ConexãoFraterna te dá o @:
facebook: @_williambre

Nome:  William Filipe Bressan

Idade: 23 anos

Profissão:  Engenheiro Civil

Música preferida: Curto Sertanejo

Filme/série: The 100

Livro: Gosto de livros de ação/ficção

Personalidade inspiradora: Papa Francisco

Willian Bresan
Fonte: Acervo Pessoal

1. Faça uma breve apresentação, quem é William Bressan?

Me chamo William Filipe Bressan, sou filho de Marcos e Dirlei Bressan, tenho uma irmã mais nova chamada Chaiane. Sou um jovem engenheiro civil, do interior de Concórdia, Santa Catarina. Profissionalmente tenho um emprego estável, onde gosto muito da profissão que exerço. Dentro da igreja atuo como coordenador de um grupo de jovens, também sou catequista e estou em preparação para assumir o ministério da Eucaristia. Gosto muito de viajar, me faz sentir uma paz, uma tranquilidade, me sinto livre. Como hobby aprecio tocar violão para acalmar o espírito e um joguinho de bola para desestressar o dia a dia.

2. William como iniciou sua caminhada na Igreja?

Desde sempre minha família esteve presente na igreja e eu não poderia ser diferente, desde pequeno sempre atuante na igreja na comunidade de Linha Suruvi, interior de Concórdia. Com o passar do tempo, começamos nosso grupo de jovens pequeno na comunidade após a JMJ Rio 2013, grupo esse que me introduziu mais fortemente na juventude da paróquia. Começou aí o período de coordenação do Setor Juventude, onde três anos depois assumi como coordenador. Após a entrada no Setor, descobrir o carisma franciscano, mais especificamente na Missão Franciscana da Juventude aqui em Concórdia em 2015.

3. Você hoje ocupa cargos importantes como juventude participativa, tanto na província como nos grupos de jovens, pode nos contar mais sobre eles?

Desde a Missão em Concórdia onde aderi a esse carisma não consegui mais parar de estar presente nos eventos da Província. Como coordenador do Setor e do grupo, sempre procurei dar o meu melhor no desenvolvimento das atividades. Como membro do conselho ainda não realizamos muitas atividades neste ano, devido a pandemia, mas a expectativa para o próximo é estar ativamente dedicado as atividades do conselho.

4. Além da família, igreja, William também é jovem engenheiro, como conciliar tudo isso?

É necessário estar sempre muito bem organizado e focado em cada tarefa ou ação a ser realizada, pois são muitas responsabilidades que requerem um pouco de mim, ainda mais no momento em que preciso dar o meu melhor na profissão, para assim conseguir chegar onde anseio. Em contrapartida, preciso alinhar juntamente a isso minha comunidade e a família, onde obtenho a força e inspiração para seguir sempre está caminhada.

5. William, como participante do conselho, teremos novidades chegando para o próximo ano? Pode nos dar algum spoiler de caminhadas, missões… estamos todos ansiosos!

Não temos muitas novidades no momento, somente o fato de que já está acontecendo a IX Caminhada Franciscana da Juventude por regiões. Teve seu início em outubro, na cidade de Santo Amaro da Imperatriz –SC, e a próxima será em Lages – SC, em janeiro, que se estenderá nos demais estados até meados de junho do próximo ano, onde aí vai acontecer a X Caminhada. A Missão Franciscana da Juventude de 2022 em Lages – SC segue cancelada durante o ano, com expectativa de realização no ano seguinte. Os Alvernes, até o momento não está nada decidido.

7. Como é e o que mudou na sua vida sobre ter São Francisco como guia?

Desde o momento que conheci São Francisco minha vida mudou muito, tanto na forma de pensar como de viver. Juntamente com São Francisco muitos amigos surgiram em minha vida perante a todas as atividades realizadas pela Província.

Para mim, hoje é uma honra pertencer a Província Franciscana Imaculada Conceição do Brasil, pois nela tenho minhas maiores lembranças, meus sonhos concretizados, meu aprendizado eclesial, minhas formações, amigos que vou levar para a vida, frades que se tornaram como membros da família….

8. William, ano que vem é ano eleitoral, é importante para a juventude religiosa também estar atenta a essas temáticas e fazer sua parte no processo de exercer a cidadania?

Sim, é superimportante estar atento as temáticas políticas, principalmente quanto juventude, pois é e será nosso futuro. Se não for feito uma escolha que melhor nos representa, podemos estar deixando de expressar nossa opinião e assim sofrendo com as decisões assim tomadas.

9. O que você pode trazer para nossa juventude de hoje como mensagem de um jovem tão envolvido?

Jovem, não se sinta incapaz, você é capaz! Sempre busque estar em atividades na comunidade, mesmo que muitos não acreditem no potencial de vocês, mas mostrem a força e determinação que o jovem tem. Sua identidade e carisma são únicos e necessitamos conhecer, para assim mostrar uma juventude sempre ativa e impondo respeito perante a sociedade.

10. William, você encerra nosso Conexão Convida de 2021, o que esperar para 2022, quais suas expectativas e planos?

Primeiramente agradeço o convite do Conexão a estar aqui, para mim é uma honra estar neste espaço onde vi nascer e se desenvolver, a toda equipe, “vocês são feras”.

Minha expectativa é um ano maravilhoso, se Deus quiser vamos lentamente voltando a nossa rotina e já esperar os eventos promovidos pelas Juventudes. Espero um ano de muitas realizações, como juventude e como sociedade, pois como já conversamos esse ano é ano eleitoral e espero que tenhamos ótimas escolhas.

Espero logo poder rever todos meus amigos que durante a caminhada consegui fazer, pois tenho todos no meu coração e com muita saudade.

Um grande abraço, fique com Deus e que a benção de São Francisco e Santa Clara.

Queridos, que bacana ouvir este nosso irmão falando com tanto entusiasmo! Esperamos que este testemunho tão rico encha seu coração da coragem de deixar ser acolhido por Francisco e junto com ele, ser um espelho de Cristo onde vocês estiverem.

Um santo Natal e um ano novo cheio de alegrias!

Um abraço gente, Paz e Bem!

Ana e Vitória

Deixe uma resposta