Cor de Rosa

“Por isso, João declarou a todos: Eu vos batizo com água, mas virá aquele que é mais forte do que eu. Eu não sou digno de desamarrar a correia de suas sandálias.”  

( Lc 3, 16 ).

Neste domingo,  a Igreja celebra o terceiro domingo do tempo do Advento. Inclusive, a liturgia prevê que pode ser usada a cor rosa nas celebrações. Afinal, como diz a carta de São Paulo aos Filipenses hoje na missa: “Alegrai-vos”.

Mas por que cor de rosa?

Bom, a cor roxa traz um significado de espera, penitência e arrependimento, ou seja, um tempo para “preparar os caminhos do Senhor”, como vimos no domingo passado. Entretanto, o natal é uma alegria para nós, deste modo, troca-se de cor hoje, pois afinal estamos celebrando a alegria e a esperança com a aproximação do nascimento de Jesus.

João Batista afirma que a celebração desse momento que está prestes a chegar – o nascimento de Jesus –é a maior de todas as celebrações. Afinal, nem ele é digno de desamarrar as sandálias dos pés daquele que está para nascer. Vivenciar este momento com alegria: “Guadete”. Deste modo, a cor rosa quer expressar a “alegria” do momento que se aproxima.

Por mais que estejamos vivendo um tempo de preparação, arrependimento e conversão, estamos felizes pelas festas que se aproximam. São Paulo ao expressar sua felicidade na carta ao Filipenses quer dizer para todos nós cristãos: Alegrai-vos! Se no início do tempo do Advento, Jesus nos pede que nós a oração, hoje São Paulo diz como orar: Alegrai-vos! A nossa oração e esperança em Deus não deve ser algo apreensivo ou triste, mas sim Alegre! E quando falamos em “Alegria”, não estamos falando de sorriso, mas estamos falando de certeza.

A certeza que Jesus nasceu! A certeza que com Ele tudo podemos e a certeza de que Deus nos dará a vitória. A nossa “Alegria” não é outra, a não ser a vida de Jesus Cristo. Caminhemos irmãos, rumo às festas que se aproximam, na alegre esperança de que Deus está sempre conosco.

Paz e bem!

Frei Jhones

Deixe uma resposta