Você sabe o que é a JUFRA?

A Juventude Franciscana (JUFRA) é a fraternidade dos jovens que se sentem chamados pelo Espírito Santo para fazer a experiência da vida cristã católica à luz da mensagem de São Francisco de Assis, no seio da família franciscana.

Estes realizam a opção de viver a espiritualidade franciscana de maneira secular, como jovens em amadurecimento de sua vocação como parte da Ordem Franciscana Secular, da qual a JUFRA é uma parte integral.

“Nós, jovens jufristas, cremos no amor que é a essência da vida, que se exprime de maneira vertical, no relacionamento com Deus, que colocamos acima de tudo, e de maneira horizontal, no relacionamento dos irmãos de modo especial com os empobrecidos e oprimidos (1Jo 4, 20-21)”.

Manifesto da JUFRA do BRASIL

Assim, JUFRA é a divisão juvenil da Ordem Franciscana Secular, que surgiu em 1950 na Itália. No Brasil celebrou 50 anos neste ano de 2021 e tem sua organização por meio de regionais em todos os estados e vem fazendo história na construção de um ideal de vida.

Somos a Juventude Franciscana e queremos ser presença viva e atuante, vivendo a fraternidade, a partilha e o amor. Semeando a Paz e Bem!

Nossa logo é inspirada no Santuário de Nossa Senhora da Penha (ES) e no Corcovado, cartão postal do Rio de Janeiro!
Francisco de Assis, nossa inspiração!
Nossa fraternidade 😉

Com pilares de fortalecimento das Fraternidade existentes e abertura de novas Fraternidades em um projeto de vida franciscano desde a primeira idade, hoje queremos apresentar o Regional Sudeste dois da JUFRA do Brasil, que abrange a dimensão territorial dos estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo. O mesmo é composto por irmãos de três fraternidades oficializadas, sendo eles: Thiago Lima (Fraternidade Chicão), Secretário Regional, Luiz Viana (Fraternidade Chicão)- Vice Secretário Regional e Secretário de Comunicação, Gabriela Torres (Fraternidade Porciúncula) – Formadora Regional, Pedro Torres (Fraternidade Porciúncula) – Secretário de DHJUPIC Regional e Maria (Fraternidade Ternura e Vigor) – Secretaria de Finanças. E em acompanhamento, Thereza Cristina (OFS) – Animadora Regional.

Você que é um jovem e tem uma vida ativa junto às paróquias Franciscanas da Província da Imaculada Conceição do Brasil e sente que a vida franciscana com compromisso faz sentido, nos acompanhe durante as próximas semanas e descubra um pouco mais sobre a Juventude Franciscana do Brasil.

Deixe uma resposta