A beleza e a força de Deus

Publicado por

“Portanto, o que Deus uniu o homem não separe”

(Mc 10, 9)

Este Evangelho é bem conhecido nosso, pois é uma frase que se utiliza na celebração do casamento. O homem e a mulher formam uma só carne. Nenhuma força humana é capaz de separar. Mas por quê? Porque homem e mulher unidos, são sinal de Deus. A mulher é a beleza de Deus e o homem é a força de Deus.

A beleza da mulher se mostra na afabilidade, ternura, carinho e cuidado. A força do homem se mostra na bravura, coragem e determinação. Quando a beleza e a força se unem, nada nesse mundo é capaz de separar. Portanto, homem e mulher unidos, representam a totalidade de Deus.

A união sagrada e mística entre um homem e uma mulher é a representação máxima da sagrada aliança que Deus fez conosco. Por isso, Paulo usa expressões que o homem deve amar a sua mulher da mesma maneira que Cristo amou a sua Igreja e, a mulher submissa ao marido, representa a sua vida de doação à Igreja e ao próximo.

A família é uma instituição sagrada, pois ao olharmos para a família, vemos a própria presença de Deus. Como vimos, o homem é a força, a mulher é a beleza, os filhos são o elo que liga todo o casamento. Os filhos são a encarnação do amor entre um homem e uma mulher. Quando Jesus diz neste Evangelho que é necessário ser uma criança para entrar no reino dos céus, Ele está dizendo a mesma coisa: é preciso amar para entrar no reino dos céus. Pois, toda criança é a presença do amor. Sendo assim, para nós entrarmos no reino do céu, precisamos ser a presença do amor.

O Pai representa o Deus Pai, que cria, rege e dá força ao mundo; a Mãe é a presença do Espírito que fecunda e traz luz, ternura; e os Filhos representam Jesus Cristo, o Deus Filho, que na obediência a seu Pai, fez em tudo a vontade Dele. Nem todos serão Pai ou Mãe, mas todos serão filhos, ou seja, todos nós somos presença de Jesus Cristo. Procuremos imitar aquilo que Ele fez: se doar! 

Paz e bem!

Frei Jhones Lucas Martins

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s