Bora pra academia?

Publicado por

“Se tua mão te leva a pecar, corte-a… Se teu pé te leva a pecar, corte-o… Se teu olho te leva a pecar, arranca-o”

(Mc 9, 43-47)

Ao lermos este Evangelho, podemos até nos assustar. Como assim cortar os pés, as mãos e arrancar os olhos? Bom, como no livro do Apocalipse, afirma que “a ninguém é permitido acrescentar ou arrancar algo da Sagrada Escritura”, de fato Jesus pediu para tirarmos mesmo. Mas vamos agora à reflexão.

Imaginemos uma árvore toda viçosa e exuberante. Com o passar do tempo, suas folhas vão apodrecendo para que novas surjam. É necessária a poda desta árvore, para que ela dê bons frutos. A poda é eliminar aquilo que está podre ou já morto na árvore. É necessário cortar os galhos e folhas mortas para que a árvore ressurja. Quando Jesus pede para cortarmos as mãos e os pés e arrancar os olhos, se estes membros te levam a pecar, Jesus está dizendo para retirarmos da nossa vida aquilo que já está morto, ou seja, o pecado. 

O pecado em nossa vida pode estar tão arraigado em nós que parece até um membro do nosso corpo. Às vezes, estamos tão habituados a murmurar, ser intolerante, ser permissivo com tudo e abusar da liberdade que Deus nos deu, que parece até que, tudo isso são membros do nosso corpo. “Estes membros” precisam ser cortados. Esse corte tem que ser certeiro, para não ficar nenhum pedaço e apodrecer novamente. O demônio mata nosso corpo, mas Cristo já o curou. Estávamos doentes, o nosso corpo estava enfermo, mas agora Cristo, o médico das almas, já nos curou e nos deu novamente a vida. Fomos curados graças ao amor de Deus por nós. Portanto, se de fato, algum membro nosso, o pecado, estiver atrapalhando a nossa caminhada rumo ao céu – corte-o já. Cortar nossos defeitos não é fácil. Exige de nós um esforço. É como uma academia.

Quando vamos a academia, nós realizamos tarefas e exercícios para que nosso corpo fique saudável, nossos membros sadios. Deste modo, precisamos de uma academia espiritual para que nosso corpo fique saudável e, que todos os membros ruins, sejam cortados. Porém, antes de cortar um membro podre, cultive exercícios espirituais nos membros sadios. Bora pra academia? 

Um abraço fraterno!

Frei Jhones Lucas Martins

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s