O que é o pecado contra o Espírito Santo?

Publicado por

“Mas quem blasfemar contra o Espírito Santo, nunca será perdoado, mas será culpado de um pecado eterno” (Mc 3,29). No Evangelho deste final de semana, ouvimos uma passagem que já ouvimos várias vezes, e que por vezes é interpretada errada. É a passagem sobre o pecado contra o Espírito Santo, que não tem perdão. Mas afinal, existe algum pecado sobre a terra na qual Deus não perdoa? Não! Deus perdoa todos os pecados, pois onde estiver o pecado, superabunda a graça Deus. Então, porque Jesus disse que o pecado contra o Espírito Santo Deus não perdoa? Para responder essa pergunta, temos que entender primeiro o que é pecado.

O pecado é algo que:

1- Faço conscientemente um ato errado;
2- Esse ato errado é de cunho grave;
3- Fiz a escolha de pecar, ou seja, de fazer o erro;
4- Esse erro fere o corpo da Igreja.

Basicamente podemos entender o pecado na teologia desse modo. E se eu fizer tudo isso então, ou seja, escolher pecar, ter a consciência que fiz um erro grave e que isso feriu a Igreja que somos todos nós. Logo pecamos. Porém, para tudo isso a graça de Deus é a maior. Daí então teremos que fazer outra pergunta: o que é a graça de Deus? A graça de Deus é a força que Ele nos dá. Ele perdoa o nosso pecado e nos coloca em uma conversão de vida, ou seja, de mudança. Eu peço perdão a Deus, Ele me perdoa e com a sua graça eu procuro mudar de vida para não cometer mais aquele ato que ofende a Deus e a sua Igreja.

Bom, chegamos até aqui, agora vem, o que é o Pecado contra o Espírito Santo? A Graça de Deus é o perdão e essa graça santificante comunica, ou seja, quem realiza é o Espírito Santo. Por que? Porque é Ele quem nos sustenta na Graça com seus dons, afinal a Igreja nasce do Espírito Santo em Pentecostes.

Portanto, tudo aquilo que é negação da Graça de Deus é pecado contra o Espírito Santo. Um exemplo típico é quando dizemos: “Eu sou pecador e não sei se Deus perdoa”. Essa frase é um pecado contra o Espírito Santo, pois estamos negando a Graça de Deus, afinal, Deus perdoa a tudo e a todos. Podemos então concluir que, o pecado contra o Espírito Santo é o pecado contra a Graça de Deus. Quando não aceitamos seu perdão ou quando pensamos que não somos merecedores da sua salvação ou de seu perdão. Paz e Bem! 

Um abraço do Frei Jhones!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s