Papa Francisco convida os fiéis a celebrar a Semana Laudato Si’

Publicado por

Evento organizado pelo Vaticano enfatiza a mobilização antes da COP15 e COP26

Para celebrar o encerramento do Ano Especial de Aniversário da Laudato Si’, o Papa Francisco convida os 1,3 bilhões de católicos a participarem com alegria da Semana Laudato Si’ 2021, que começou ontem, 16 de maio e que vai até o dia 24 de maio.

A celebração organizada pelo Vaticano reunirá as comunidades católicas para celebrar com alegria o progresso que já foi feito para dar vida à Laudato Si’ e para planejar ações ambiciosas diante da Conferência da Biodiversidade da ONU (COP15), e a 26ª Conferências do Clima da ONU (COP26), também diante da próxima década.

O tema para a celebração da semana é “pois sabemos que as coisas podem mudar” (Laudato Si’ 13).

O evento coincide com o 6º aniversário (24 de maio) de quando o Papa Francisco terminou de escrever a encíclica. A Laudato Si’ revigorou comunidades católicas no mundo inteiro para trabalhar contra a crise socioambiental e a emergência climática.

Mas, como fica evidente no ritmo acelerado de extinção de espécies e mudanças climáticas, uma ação mais urgente é necessária para criar um futuro mais justo e sustentável.

Como disse o Papa Francisco no Dia da Terra, “Quando esta destruição da natureza se desencadeia, é muito difícil impedi-la. Mas ainda há tempo. E seremos mais resilientes se trabalharmos em conjunto e não sozinhos.”

Durante a Semana Laudato Si’, os católicos se reunirão e apresentarão ao mundo um testemunho vivo das transformações da Laudato Si’.

A semana contará com apresentações de líderes de renome mundial que mostrarão como eles transformaram suas comunidades e convidarão os católicos a realizar ações semelhantes em nível regional e local.

Os diálogos terão um foco especial nos esforços de mobilização voltados para elevar a voz católica em preparação para  a COP15 e COP26.

No nível das bases, os líderes locais irão conduzir atividades semelhantes, incluindo iniciativas de sustentabilidade, eventos educacionais e momentos de oração, que buscarão inspirar ações concretas para nossa casa comum.

A Semana Laudato Si’ também contará com um envio missionário que irá encorajar os fiéis a ir e anunciar o Evangelho da Criação a todos os cantos do mundo.

VEJA O CALENDÁRIO DE ATIVIDADES

A semana terminará com uma prévia da plataforma que ajudará a Igreja global a realizar mais progresso na próxima década: a Plataforma de Ação Laudato Si’. O esforço liderado pelo Vaticano capacitará as instituições católicas, comunidades e famílias para implementar a Laudato Si’.

As comunidades católicas estarão se unindo em um momento crucial em 2021. Em novembro, na COP26, as nações devem anunciar seus planos para cumprir as metas do acordo de Paris. Na COP15, marcada para outubro na China, o mundo terá a oportunidade de definir metas significativas e robustas para proteger a criação.

O Ano Especial de Aniversário da Laudato Si’ foi lançado pelo Vaticano em maio passado, no final da Semana Laudato Si’ 2020, que comemorou o quinto aniversário da encíclica.

A Semana Laudato Si’ 2021 é organizada pelo Dicastério do Vaticano para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral e facilitada pelo Movimento Global Católico pelo Clima em colaboração com RENOVA +, Caritas Internationalis, CIDSE, União Internacional de Superiores Gerais, União dos Superiores Gerais, Companhia de Jesus e em parceria com dezenas de organizações católicas.

Mais informações se encontram em laudatosiweek.org/pt.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s