Hexamerão: 6º Dia

Publicado por

“Isto é o que vos ordeno: amai-vos uns aos outros” (Jo 15,17).

O nosso grande diferencial enquanto cristãos católicos é o amor. A nossa identificação é amor, ouso inclusive, chamar a nossa Religião de “do Amor”. Em várias passagens Cristo repete essa máxima: “Amai-vos”. Amar não como um mero sentimentalismo, mas amar enquanto uma opção que faço para minha vida. Somente quem ama conhece a Deus e somente quem ama sabe perdoar de verdade. No último dia do Hexamerão, aprendemos com Deus a amar, a chamar a cada um de amigo.

Na primeira criação, em Gênesis, no sexto dia Deus cria os animais e por fim o homem e a mulher, que é a imagem e semelhança de Deus. Quando Deus cria o homem e a mulher como obra máxima de sua criação pede a eles: “Dominem”. O que é dominar? Dominar vem de Dominus, ou seja, de ser Senhor. Deus coloca o homem e mulher como Senhor de toda a Criação. Foi nos dada a graça de sermos senhores de tudo aquilo que Ele criou. Na segunda criação com Jesus, ele diz: “Já não vos chamo servos, pois o servo não sabe o que faz seu Senhor. Eu vos chamo de amigos, porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi do meu Pai” (Jo 15, 15).

Irmãos, não somos servos, mas somos amigos e senhores, de tudo aquilo que Deus por meio de Jesus nos deu a conhecer. Se na primeira criação Deus nos dá o senhorio de todas as coisas, na segunda criação Deus nos dá a sua amizade. Lembro muito da frase de São Francisco, quando dizia: “Vede homem com que excelência Deus o criou”. Deus nos deu uma dignidade sublime, não podemos desperdiçar essa sublimidade do amor de Deus em nós. Quando nos sentirmos desanimados ou tristes, lembremos que somos senhores do mundo e amigos de Deus. Mas é preciso ter cuidado para que isso não nos suba à cabeça e se inflame o orgulho, afinal somos senhores do mundo e amigos de Deus, não somos os criadores.

Um exemplo disso é quando isso nos sobe a cabeça e queremos decidir sobre a vida de alguém, o aborto. Somos senhores do mundo e amigos de Deus, mas jamais seremos criadores, pois a isso compete somente a Deus. Nunca esqueçamos que o senhorio das coisas e amizade de Deus se faz com e no amor. Paz e Bem! 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s