Fala Frei: “O sentimento é de alegria”

Publicado por

Somos três, os frades que compõem essa nova presença junto ao Santuário dedicado ao Primeiro Santo Brasileiro, Frei Galvão. Frei Diego Atalino de Melo, esse que é conhecido pelas “curtas” caminhadas e missões com as juventudes da província; Frei Roberto Ishara, nosso frade sansei; e eu, Frei Leandro Costa Santos, o caçula da casa.

No próximo domingo, dia 11 de abril, às 18 horas, no próprio Santuário, haverá missa de posse, onde Dom Orlando Brandes, bispo local, conferirá essa nova missão a Província da Imaculada Conceição do Brasil. Estarão presentes alguns frades da região. A celebração não será aberta aos leigos, dada a situação da pandemia, que impede a concentração de fiéis. Dentre os frades presentes para esse momento, estará o Provincial, Frei César Külkamp.

O sentimento que vivemos enquanto fraternidade Frei Galvão, e que acredito que seja também de toda a família franciscana, é alegria. Alegria em muitas doses. A começar por ser a primeira comunidade no início desta história que começa agora. Mas ao lado deste sentimento, existe também aquele “friozinho na barriga”. Pois temos plena consciência da grandeza da missão. Não diferente de tantas missões nossas. Mas aqui é o primeiro Santuário dedicado ao primeiro Santo Brasileiro. Nossas forças estarão voltadas para as coisas que dizem ao espiritual: acolhida, celebração do perdão (sacramento da penitência) e a eucaristia; e ao lado disso, a demanda material, ou seja administrar e construir o novo espaço.

Santuário Frei Galvão em Guaratinguetá (SP).

No dia 11, pela manhã, haverá uma belíssima caminhada de posse. Saindo do Seminário Frei Galvão, às oito e quinze da manhã, passaremos por alguns lugares ligados a história de frei Galvão, como a “Casa  de Frei Galvão” e a Igreja Matriz da cidade. Assim como pela Prefeitura e o calçadão, num encontro com os irmãos em situação de rua. A caminhada será concluída ao chegarmos em nossa casa, o Santuário, onde receberemos a bênção de nosso provincial. Toda essa programação será transmitida em nossas redes sociais.

Por fim, os dias e trabalhos futuros confiamos a Deus, e ao nosso querido São Frei Galvão. Concluo esse momento, fazendo das palavras de Salomão, a fala desta fraternidade: “Ó Senhor, meu Deus, fizeste-me rei em seu lugar, mas eu sou como uma criança que nada sabe da vida. Aqui estou, no meio do teu povo escolhido, uma nação tão grande cuja população quase nem se pode contar! Dá-me sabedoria para que possa conduzir bem o teu povo e saiba a diferença entre o que é justo e o que é errado. Pois quem seria capaz de governar uma nação tão grande como esta?” (1Rs 3, 7-9).

Quando tudo isso passar, venham conhecer o Santuário Frei Galvão, aqui em Guaratinguetá (SP); assim como essa fraternidade. Bem vindos, desde já! Por enquanto, fiquem em casa e acompanhem as redes do Santuário Frei Galvão.

Paz e Bem! Fraternalmente,

Frei Leandro Costa Santos!

Confira o convite de Dom Orlando Brandes, Arcebispo de Aparecida (SP).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s