A CRUZ

Publicado por

Abraçar o seguimento de Jesus passa pela cruz. E passar por ela é brabo! É doloroso! Passar por esta experiência é, por outro lado, muito importante: nós só vamos amadurecer a partir disso! A ressurreição provém disso.

E utilizando a metáfora da cruz, podemos dizer que estamos carregando uma em comum: a pandemia. Com essa cruz, vemos que nossa história, é construída pelas nossas ações, pelas nossas escolhas. Escolhemos, não pensando aqui agora em cada pessoa, mas como nação, como povo que somos, a não fazer um lockdown real. Escolhemos não dar tanta bola para as medidas de segurança. Escolhemos não termos um olhar mais crítico para com as nossas autoridades. As nossas escolhas enquanto sociedade trouxeram, portanto, suas consequências. Elas são as nossas cruzes! Mas se elas nos levam a chorar, Deus chora conosco.

Isso afirmo porque Cristo sentiu em sua pele a cruz, a dor. Ele sabe o que é carregar uma cruz, seja no sentido real ou figurado. Ele sabe o que é assumir as consequências de suas escolhas: foi morto por que muito amou, e porque muito amou não foi amado por muitos. Ele chorou com os que choram e se alegrou com os que riem. Hoje ele chora conosco em cada morte. Ele hoje está conosco pois ao sofrer, experimentou o quanto é sofrido o sofrimento.

Entardecer na Fraternidade Nossa Senhora Mãe Terra, em Duque de Caxias (RJ). Foto: Acervo Pessoal.

Mas Jesus hoje, ainda com as marcas da cruz, também ri conosco! Ele se enche de esperança conosco por causa da ciência, criação da Trindade, que nos traz a possibilidade de cura. Jesus se alegra conosco quando tomamos as decisões certas do cuidado para com a vida. Jesus brilha os olhos de alegria conosco quando ouvimos o relato de um amigo, de uma avó, de alguém que amamos que está sendo vacinado e imunizado. Jesus se enche de alegria com a gente quando partilhamos o nosso alimento na campanhas de arrecadação para amenizarmos a dor de nossos irmãos. Jesus está em cada quentinha entregue a um esquecido da sociedade. Jesus está em cada crucificado e em cada um que os sofrimentos dos que estão crucificados. Jesus chora e ri com a gente pois ele sabe que a gente tem motivos pra chorar e pra se alegrar.

E por isso, aprendemos com a Paixão do Senhor que ele não nos tira da cruz. Mas ele nos ajuda a dar sentido e significado a ela. Ele carrega ela com a gente, sofre com a gente, mas também ri conosco quando descemos da cruz e experimentamos a vida nova! Esse é o nosso Deus, que caminha conosco!

Fraternalmente,

Frei Gabriel Dellandrea

Foto de destaque: Mirante do Cristo, BR040 em Petrópolis (RJ). Foto: Acervo Pessoal.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s