A Semana dos 7 Sacramentos

“Pai em tuas mãos entrego o meu espírito” (Lc 23, 46).

Com o Domingo de Ramos damos início a Semana Santa. Semana essa que é o centro da nossa vida e de toda a nossa espiritualidade cristã. A Semana Santa marca o fim e o início da nossa fé. Fim, por que o nosso fim é a cruz de Cristo, pois precisamos morrer com Ele; início, pois se morremos com Ele por meio do nosso batismo, iniciaremos uma vida nova, uma vida de ressuscitado. A Semana Santa também é a Semana da nossa salvação, pois a partir dela percebemos que prova maior de amor de Deus para conosco não há, pois Ele doou a sua vida até a morte e morte de cruz para resgate de muitos.

Nessa Semana que marca a nossa salvação, também podemos dizer que essa Semana produz muitos frutos. Frutos que nos alimentamos até hoje, que denominamos de Sacramentos. Na quinta feira santa temos a instituição da eucaristia e do sacramento da ordem. Na sexta feira santa, quando jorra sangue e água da cruz de Cristo, temos o sacramento do Batismo, pois fomos lavados e purificados pelo seu sangue. Na sexta feira santa a última fala de Jesus foi “Pai, em tuas mãos entrego meu Espirito”, Jesus entrega seu Espírito. O Espírito que é esse grande amor do Pai e do Filho e que recebemos no sacramento da crisma. No sábado santo, o grande dia da ressurreição, Jesus cela uma nova aliança entre nós e Deus, pois afinal a morte foi vencida e fomos novamente resgatado, ligados com Deus por meio de Cristo.

O sacramento do casamento quer refletir isso, pois se do mesmo modo que um homem une a uma mulher, assim Deus se une a nós. Deus é o esposo e a Igreja sua esposa amada. Quando Jesus aparece ressuscita, percebemos que foi por meio de suas chagas que fomos curados, desse modo temos o sacramento da unção dos enfermos, que nos cura e nos alivia em nossos momento mais difíceis. A Semana Santa é a origem de todos os sacramentos que nos auxiliam em nossa caminhada rumo a santidade. Paz e Bem irmãos, vivamos bem essa semana.

Deixe uma resposta