Exercício Quaresmal Franciscano IV: Pureza

Publicado por

“Mas quem age conforme a verdade aproxima-se da luz, para que se manifeste que suas ações são realizadas em Deus” (Jo 3,21)

No Evangelho deste final de semana, presenciamos Jesus dizendo a Nicodemos sobre a sua morte e também sobre como Ele, Jesus, Luz do mundo, veio ao mundo, mas os homens preferiram as trevas. Porém, no final do Evangelho, Jesus diz que quem se aproxima da verdade, se aproxima da Luz que é o próprio Cristo Jesus. Agir conforme a verdade é agir conforme a Luz que é Cristo. Mas, como é agir conforme a verdade?

Para responder a tal pergunta, recorremos a Admoestação XVI de São Francisco que diz: “São verdadeiramente puros de coração os que desprezam as coisas terrenas, buscam as celestes e nunca desistem de adorar e de procurar o Deus vivo e verdadeiro, com o coração e a mente puros”. Agir conforme a verdade é agir com o coração e a mente puros. A pureza de coração é um exercício que diariamente temos que praticar.

É difícil hoje em dia ter um coração e mente casto, sem malícia. A malícia de coração e mente está arraigada em nossa vida, este é o verdadeiro pecado original. Pois a malícia, faz com que pensemos e agimos por impulsos, ódio, inveja, ambição e rancor. A malícia destrói, corrompe e suja a nossa vida. A pureza, do coração e da mente é uma busca por limpar as entraves e sujeiras que ferem a nosso coração. Por isso, na Admoestação, São Francisco nos alerta para desprezar as coisas terrenas e buscar as celestiais, ou seja, desprezar esses impulsos que nos autodestroem.

Um bom exercício quaresmal e fazer uma boa faxina em nossos olhos, mentes e corações. Limpar tudo aquilo que me faz ficar preso as coisas terrenas. Busquemos a Luz que é o próprio Jesus, afinal a Luz veio para iluminar e afastar para longe de nós toda a treva, todas as ações egoístas e de violência. Buscar a Luz – Jesus Cristo – é um afastar-se de tudo aquilo que é sombrio e malicioso. Procuremos, irmãos, nos afastarmos de tudo aquilo que nos fazem caminhar nas trevas. Paz e Bem!

Paz e Bem e um abraço do Frei Jhones!

Conexão Acessibilidade #11

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s