Exercício Quaresmal Franciscano III: Excelência

Publicado por

“Porque Ele conhecia o homem por dentro” (Jo 2,25b)

No Evangelho deste 3º Domingo da Quaresma, vemos Jesus expulsando os comerciantes que queriam fazer da casa de Deus uma casa de comércio. Devido a isso, Jesus os expulsou do templo. E o Evangelho termina dizendo que Jesus fazia muitos milagres e que muitos começaram a crer Nele, porém, Jesus não lhes dava muito crédito, pois Ele conhecia os homens e mulheres por dentro. Sendo assim, podemos nos perguntar: Jesus conhece nós conhece por dentro? 

Na Admoestação V, São Francisco exorta seus frades assim: “Presta atenção, ó homem, à grande excelência em que te colocou o Senhor Deus, porque te criou e te formou à imagem do seu dileto Filho segundo o corpo e à sua semelhança segundo o Espírito”. 

Deus ao criar cada um de nós, olhou para seu próprio Filho Jesus Cristo, e moldou nosso corpo e nos deu seu Espírito soprando sobre nós. Desse modo, irmãos e irmãs, somos imagem e semelhança de Deus, tendo Jesus Cristo como modelo de todos os seres humanos. Se Jesus é nosso molde, com toda a certeza Ele nos conhece por inteiro, ou como diz no Evangelho, Ele nos conhece por dentro. Ele conhece porque foi usado por seu Pai, para nos criar. 

Quando ouvimos que Jesus é nosso amigo e que Ele nos conhece, podemos ter a certeza que sim, afinal somos imagem e semelhança Dele. Quando nos sentimos tristes e sozinho, lembremos que somos imagens e semelhança do próprio Filho de Deus. Por isso, São Francisco clama: “Presta atenção, ó homem, à grande excelência em que te colocou o Senhor”. 

Portanto, no exercício quaresmal deste final de semana, proponho que olhemos para o nosso interior e vejamos se de fato somos imagens e semelhança de Deus. Quando nos sentirmos desanimados, cansados, angustiados olhe para o espelho e diga para você mesmo: “Presta atenção ó homem/mulher, e veja a excelência que Deus fez em você, imagem e semelhança Dele”. Deus nos ama a partir daquilo que somos e de onde estamos! Paz e Bem!

Paz e Bem e um abraço do Frei Jhones!

Conexão Acessibilidade #10

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s