“Conexão Acessibilidade” um jeito novo de comunicar

Um novo ano se aproxima e, com ele, muitas novidades do Conexão Fraterna vêm por aí. Aos poucos a gente vai contando tudo pra vocês, mas de antemão podemos garantir que nossa equipe tem trabalhado duro para levar muita informação e formação a todos vocês que nos acompanham. É tempo de curtir, compartilhar e abraçar novas histórias!

O ano começa com um ‘mega’ lançamento em nosso blog e redes sociais: O “Conexão Acessibilidade”. Com conteúdos inéditos e exclusivos, a partir de janeiro a querida e pioneira coluna do “Conexão Evangelho” contará também com reflexões em vídeos. Mas não é só isso não! As reflexões são principalmente para um público específico: a comunidade surda. Sim, é isso mesmo, nosso redator e agora apresentador, Frei Jhones Lucas Martins, tem dupla função, escrever e apresentar suas reflexões através da Linguagem de Sinais (LIBRAS). Mas se você é daqueles que prefere ver um filme dublado, não se preocupe, os vídeos também contarão com áudios e outras coisinhas mais.

Frei Jhones revela que a ideia do “Conexão Acessibilidade” nasceu a partir de um desejo pessoal e antigo de levar a mensagem de Jesus Cristo para um grupo de pessoas que se comunica através de outra língua, as libras. “Digo antigo pois há muito tempo comecei a estudar a Linguagem de Sinais e é por isso que a partir do ano de 2021, vamos levar a mensagem de Jesus Cristo também para a comunidade surda”, adiantou. 

Frei Jhones durante gravação do Conexão Acessibilidade, 2020. Foto: Frei Augusto Luiz Gabriel.

O “Conexão Acessibilidade” vem em encontro com umas das prioridades do Conexão Fraterna para 2021: ativar pra valer nosso canal do YouTube. Por isso, os internautas poderão acompanhar as reflexões de Frei Jhones todas às sextas-feiras, dentro da coluna “Conexão Evangelho”, ou diretamente em nosso canal do YouTube, a partir das dez horas da manhã. Então, corre lá e se inscreva para não perder nossos novos conteúdos!

Segundo o franciscano, a importância e relevância deste projeto resume-se na passagem do Evangelho que diz: ‘Ide pelo mundo e levai o Evangelho a toda a criatura’ (Mc 16:15). “Foi isso que Jesus pediu a nós. Ele nos pede que o Evangelho chegue a todos, e por isso, todos precisam estar incluídos”, ressaltou.

“E, dentro do Conexão Fraterna sentimos a necessidade de levar a mensagem de Jesus a todos, inclusive aos nossos irmãos da comunidade surda. Para levar essa mensagem podemos usar nossa voz e porque não nossas mãos como uma língua?”, refletiu.

Em tempos de pontificado do Papa Francisco, este projeto visa “ser construtor de pontes”, como definiu o Sumo Pontífice. “Essas pontes são feitas por várias mãos e através de muitas pessoas com suas singulares particularidades, e a Linguagem dos Sinais é uma excelente ferramenta na construção de pontes”, destacou o religioso.  

IDENTIDADE VISUAL

O “Conexão Acessibilidade” foi gestado em nossos corações há muito tempo. Por isso, temos a alegria de anunciar que este novo projeto possui sua própria identidade visual. A ideia ganhou forma pelas mãos do franciscano Frei Fábio Assunção Melo Vasconcelos, que é natural de Santarém (PA), e que atualmente cursa o segundo ano de Teologia no Instituto Teológico Franciscano de Petrópolis (RJ).

Segundo ele, o processo de criação da logo do “Conexão Acessibilidade” nasceu a partir de um pedido da equipe do Conexão Fraterna que o apresentou ao projeto. “A partir disso comecei a pesquisar elementos que pudessem mesclar a identidade visual do Conexão com a logo do projeto. No centro onde geralmente visualizamos o tau marrom, colocamos as mãos, fazendo alusão aos sinais das LIBRAS. As suas mãos se complementam e delas irradiam as ondas, nas cores originais da logo do Conexão Fraterna”, explicou.

“Espero que essa ilustração ajude na construção desse projeto de acessibilidade a comunidade surda. A parte visual nesse tipo de iniciativa é muito importante e espero comunicar junto com a equipe este espírito de diálogo e inclusão”, sublinhou e acrescentou: “Os estilos de ícones para as mídias digitais são em estilo minimalista e a própria logo do Conexão foi minha inspiração”, revelou!

E aí, gostou da novidade? Curta, compartilhe este post e ajude-nos a fazer chegar a mensagem do Evangelho a todos os ‘povos e nações’. E, se você conhece algum membro da comunidade surda ou algum intérprete – que queira nos ajudar-, é só entrar em contato com a gente! E, enquanto o 1º vídeo não vai ao ar, fique com um making off de nossas gravações!

Um jeito novo de comunicar

Assista ao nosso showreel

Um fraterno abraço, cheio de Paz e Bem!

Frei Augusto Luiz Gabriel

One comment

Deixe uma resposta