“Quem fez a vontade do Pai?”

Publicado por

“Em verdade vos digo que os publicanos e as prostitutas vos precedem no Reino de Deus” (Mt 21, 31b). Ao ouvirmos este versículo, primeiramente temos uma impressão estranha, depois queremos usá-lo para moralizar alguém ou justificar o nosso erro. O nome disse é: hipocrisia! Vejamos o que realmente Jesus está dizendo, pois às vezes pegamos somente essa frase para justificar um discurso nosso. Após Jesus dizer essa frase Ele continua: “Porque João veio até vós num caminho de justiça e vós não acreditastes nele. Ao contrário, os publicanos e as prostitutas creram nele” (Mt 21,32).

Irmãos, está muito claro: os publicamos e as prostitutas CRERAM nele. As prostitutas e os publicamos que CREEM em Jesus precedem no Reino de Deus. Aqui muda todo o contexto daquilo que Jesus está dizendo. Não estou fazendo um julgamento, mas estou colocando as claras as palavras de Jesus. Todo aquele que crê será salvo, mas aquele que crê! Jesus não está preocupado em quem crê, pois como vimos semana passada, Deus não faz distinção de pessoas. Ele veio para que todos tenham vida.

Crer é o primeiro passo da salvação, desse modo a prostituta e o publicano que crê precederá, ou seja, entrará no reino dos céus. Esse é o final do Evangelho, pois antes disso, Jesus coloca a seguinte questão: “um homem tinha 2 filhos, para um ele diz: ‘filho vai trabalhar na minha vinha hoje’ e esse responde ‘não vou’, mas depois mudou de ideia e foi; a outro ele diz ‘filho, vai trabalhar na minha vinha hoje’ e ele responde ‘sim’, mas não foi”. Depois ele lança a seguinte pergunta: “Quem fez a vontade do Pai?”. Os sumos sacerdotes respondem que era o primeiro. E Jesus, responde a eles com a passagem que começamos a refletir hoje. E trago aqui novamente essa pergunta: quem fez a vontade de Deus?

Irmãos, às vezes a vontade de Deus é feita por aquele que nem imaginamos. Às vezes, Deus vem ao nosso encontro por meio de pessoas que julgamos mal caráter e indignas. Algumas vezes em nossa vida encontramos o extraordinário de Deus em pessoas, lugares e situações que nunca imaginaríamos encontrar. Fiquemos sempre alertas, pois de onde menos se espera pode vir o extraordinário de Deus.

Paz e Bem! 

Um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s