Franciscanos do mundo todo se unem para a Revolução Laudato Si’

Publicado por

A partir de hoje, 24 de maior de 2020, até o dia 24 de maio de 2021, a Família Franciscana se unirá em uma campanha global para celebrar e colocar em prática a Encíclica Laudato Si’ do Papa Francisco.

A ideia surgiu durante o Conselho Internacional de Justiça, Paz e Integridade da Criação (JPIC), celebrado em 2019 em Jerusalém, quando os irmãos franciscanos decidiram organizar uma campanha global com todas as pessoas admiradoras de São Francisco de Assis.

“Exemplo por excelência de cuidar do que é frágil de uma ecologia integral, vivida com alegria e autenticidade” (LS.10).

Nasceu assim a “Revolução Laudato Si’ que conta com cerca de 45 instituições colaboradoras.

A Revolução Laudato Si’ é uma campanha global cujo objetivo é animar e promover a conversão à ecologia integral, quer dizer, uma ecologia ambiental, econômica e social. As dimensões humanas e sociais estão no centro de nossa campanha, pois desejamos que os valores da justiça social e ambiental, o cuidado e o respeito pela criação e a solidariedade intergeracional façam parte de nossa vida cotidiana.

Além disso, a crise sanitária provocada pela pandemia COVID-19 nos fez recordar nossa fragilidade e nossos limites. Com tristeza vimos a morte de tantas pessoas, ninguém ficou fora, ou se viu livre desta emergência internacional. Assim vemos que certamente tudo está intimamente relacionado. E, apesar da incerteza, não perdemos a esperança. 

Nas palavras do Ministro Geral da Ordem dos Frades Menores (OFM), Michael A. Perry, “este não é o momento de nos fecharmos em nós mesmos, a Laudato Si’ nos anima a estender a mão, a sair. Nos recorda que todos estamos conectados e que o grito dos pobres é nosso grito e também é o grito da terra”.

Hoje, mais que nunca, nos é apresentada a oportunidade de pensar um novo mundo possível. Neste contexto cremos que os ensinamentos da Encíclica Laudato Si’ podem oferecer um marco mais humano e fraterno para pensar um desenvolvimento integral e mais justo para todo o gênero humano.

Por isso Frei Michael Perry convida a todos a unir-se, “não uma revolução em sentido político, mas a uma revolução espiritual. Uma conversão da mente e do coração que nos aproxime mais da realidade da vida”. 

Com os eventos a serem realizados pelo mundo, esta iniciativa apresenta uma série de recursos para a liturgia, a reflexão e a formação. E você pode ter acesso a todas as informações no site: http://www.laudatosirevolution.org/ 

É com imenso orgulho que o Conexão Fraterna acolheu o convite para fazer parte da campanha global Revolução Laudato Si’ comprometendo-se a organizar algumas atividades que promovam a vivência dos valores da Encíclica Laudato Si’ entre seus membros. E agora estendemos este convite a você, esteja atento as nossas redes sociais porque o próximo ano, que começa hoje, está cheio de boas surpresas e de propostas inovadoras em busca de uma vida e uma sociedade mais empática e responsável ecologicamente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s