Engenharia da Santidade: sexta ferramenta

Publicado por

“Eis que eu estarei convosco todos os dias, até ao fim do mundo” (Mt 28, 20). Hoje nós celebramos a Ascensão de Nosso Senhor Jesus aos céus. Como assim, Cristo foi embora? Cristo nos deixou? Não, pois o Evangelho de hoje termina dizendo que Ele estará sempre conosco, até o fim do mundo. Como? Por meio da nossa sexta ferramenta: a igreja. A Igreja é a nossa grande ferramenta da salvação. Essa igreja, como diz a segunda leitura da missa, tem como cabeça o próprio Cristo.

A Igreja é o meio pela qual nós, homens e mulheres, caminhamos nesse mundo para chegarmos a nossa morada eterna: o céu. A Igreja, pela qual seus filhos se alimentam, tanto da palavra quanto do seu corpo. A igreja é a continuação da mensagem de Cristo, da sua vida, de seu reino pregado. E quem é a Igreja? Somos todos nós, pois se temos Cristo como cabeça, todos nós somos seus membros, indistintamente.

Na Igreja não há membros melhores ou piores, pois todos os membros são necessários para que o Corpo de Cristo esteja vivo. É a Igreja, portadora dos sinais da graça de Deus, que comunica a nós seus filhos e filhas a mensagem salvífica. Irmãos, essa Igreja é corpo de Cristo, é santa e quer santificar a nós, seus filhos e filhas. Não deixemos nos desanimar pelos erros que as vezes seus filhos comentem, pois muitas vezes desanimamos e logo apontamos os erros das pessoas que estão na Igreja.

Nunca esqueçamos que a mesma igreja que tem erros – pecados graves as vezes de pedofilia, abusos e roubos – tem também grande santos – São Francisco, Santa Teresa, Santa Clara. A Igreja Santa de Cristo nunca erra, e é nela que devemos manter os nossos olhos fixos. Nossos olhos devem estar fixos em Cristo e sua Igreja, e não nas pessoas, padres ou freis. É essa Igreja, sacramento da salvação, Corpo místico de Cristo, hospital da cura de nossas almas, refúgio do Cristão, que é a nossa ferramenta que certamente nos levará para a nossa salvação.

E termino aqui com um oração de São Francisco que ele fazia cada vezes que entrava em alguma Igreja ou encontrava algum crucifixo:

“Nós vos adoramos, Santíssimos Senhor Jesus Cristo, aqui e em todas as vossas Igrejas, que estão no mundo inteiro. E vos bendizemos, porque pela vossa santa Cruz, remiste o mundo”.

Paz e bem!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s