Engenharia da Santidade: quinta ferramenta

Publicado por

“Se me amais, guardareis os meus mandamentos, e eu rogarei ao Pai, e ele vos dará um outro Defensor” (Jo 14, 15-16).  Quem é esse defensor? A nossa quinta ferramenta: o Espírito Santo. Sem Ele nada podemos fazer! Cristo, ao se encarnar no seio da virgem Maria, assim o fez por obra do Espírito.

O Espírito fecundou o seio da virgem Maria! O Mesmo Espírito que fecundou a terra em Gêneses e trouxe a vida tudo e todos, é o Mesmo Espírito que fecundou Maria e novamente trouxe a Vida a tudo e a todos! E é esse Mesmo Espírito que Jesus promete a nós e que será nosso defensor, que será nossa ferramenta para a nossa salvação.

O Espírito é vida, traz a vida e contém a vida. Ele é dinâmico e algumas vezes Ele é comparado com um vento. Se Ele é dinâmico, Ele nada prende, nada fecha, mas sim tudo liberta e abre. Como diz um belo canto de comunhão: “O Espírito é vento incessante, e nada há de prender”. Dentro dessa dinâmica do Espírito, que cada um de nós é chamado a viver. Nada nos pode prender, pois somos feitos para liberdade. Para a liberdade de amar a Deus.

O que nos prende são os nossos egoísmos e vontades próprias, essas sim nos mantem presos em nós mesmo e não nos permite ver além de nós mesmo. Mas o que seria ver nós mesmo? Eu sempre me confrontei com essa pergunta pois, afinal, nós um dia já conseguimos ver a nós mesmo? Pois, se víssemos a nós mesmos, imagino que iriamos ficar maravilhados, pois o Espírito habita em nós. Deus é o grande absurdo que habita em nossa vida.

Então, afinal, quando olhamos para nós e vemos nossos erros, na verdade não estamos vendo a nós mesmo, mas sim a nossa aparência, mas não aquilo que nós realmente somos. Essa visão enganadora é obra do mal, afinal o demônio é o pai da mentira, e o que ele mais quer é que nós não enxerguemos a nós mesmo, mas sim que enxerguemos a nossa aparência. Irmãos, essa ferramenta da santidade já está em cada um nós, afinal Cristo prometeu e Ele cumpriu!

Procuremos ver a nós mesmo e quando acharmos esse tesouro escondido que é o próprio Espírito teremos mais uma ferramenta na engenharia da santidade.

Paz e Bem! 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s