O deserto e os 40 dias

Publicado por

Chegamos à quaresma, tempo de penitência e de graça! E no Evangelho desse domingo ouvimos sobre as tentações de Jesus no deserto. Porém, quero partir a nossa reflexão não das três tentações sofridas por Jesus, porque por várias vezes ouvimos sobre isso, mas quero partir de dois detalhes que às vezes passa despercebido em nossas reflexões: “O Espírito o conduziu para o deserto… jejuou durante 40 dias”.

Por que o deserto? Por que 40 dias? Como sabemos na bíblia temos uma linguagem simbólica, pois faz parte da literatura da época. Deste modo, tanto a palavra deserto como o número 40, na bíblia, tem uma simbologia. Partindo assim, peguemos o deserto. O povo quando foi libertado da escravidão do faraó caminhou pelo deserto até chegar a terra prometida. O que se tem no deserto? Areia, e mais nada.

Quando pensamos em deserto, apenas conseguimos imaginar areia, vento e mais nada, lugar sem vida e sem nada. Mas é justamente o deserto que é lugar de Deus, local para nos encontrarmos com ele. Mas como assim? Se no deserto não há nada, Deus pode então habitar por inteiro. Quando esse povo caminhou no deserto para conquistar a terra prometida, eles somente tinham a Deus a quem temer, colocando tudo nas mãos de sua divina providência.

Para Jesus vencer o mal, ele tinha que estar num lugar que nada o distrairia de sua missão, lugar esse que é o deserto, ou seja, o lugar onde Deus pode habitar por inteiro porque tudo ali são vazio de coisas e preenchido de divino. É no deserto que conseguimos enfrentar o mal e vencer, por que é no deserto da nossa vida que conseguimos achar forçar para superar todo o mal. Outra simbologia usada também é o número

40. Afinal, o que significa 40? Esse povo caminhou durante 40 anos no deserto e Jesus ficou 40 dias no deserto sendo tentando. O número 40 quer dizer o número necessário, ou melhor, o tempo necessário. 40 anos foram o tempo necessário que o povo teve que ficar no deserto para chegar a terra prometida. 40 dias no deserto foram necessário para que Jesus vencesse o mal. A nossa vida é 40, porque é o tempo necessário que temos caminhar aqui na terra para chegarmos a terra prometida a nós – o céu. irmãos, aproveitemos esse tempo quaresmal de 40 dias necessários, para entrarmos no deserto com Deus e sairmos vitorioso rumo a pascoa. Paz e Bem! 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s