Portador do Espírito Santo

“Este é o meu Filho amado, no qual pus o meu agrado” (Mt 3,17). 

Com esse versículo é finalizado o Evangelho de domingo que tem como tema principal o batismo de Jesus. Gostaria de trazer aqui um tema Teológico chamado de “Epiclese”. O que é Epiclese? Quer dizer descida, vinda, repouso. Quando Maria fica grávida o Espírito a fecunda, ou seja, o Espírito Santo desce, repousa, fecunda, faz a sua “Epiclese” sobre ela. Deste modo, Maria se torna “pneumatófora”. 

O que quer dizer pneumatófora? 

Quer dizer que Maria esta repleta do Espírito Santo, pois Ele a fecundou para que Jesus pudesse ser gerado. Maria é uma portadora do Espírito, pois este a habitou. Jesus foi gerado, então, graças a essa força do Espírito. 

Na semana passada, ouvimos o Evangelho da manifestação de Jesus como Senhor da história. Celebrando a sua “epifania”, vimos que Jesus também é um pneumatóforo, ou seja, portador do Espírito. Pois, os magos ao reconhecer Jesus como Senhor e oferecer a Ele presentes, porque havia algo divino em Jesus, havia o próprio Espírito do Senhor repousado sobre Ele. 

Após o batismo de Jesus no Jordão, novamente temos uma “Epiclese” em Jesus. O Espírito desce sobre ele em forma de pomba e, ao repousar sobre ele, ouve-se uma voz vinda do céu: “Este é o meu Filho amado”. Se na encarnação Jesus se torna Senhor da História, no batismo se torna publicamente o Ungido de Deus. E quem lhe confere a graça de ser o Senhor da História e o Ungido de Deus é o Espírito Santo que repousa sobre Ele. Toda a vida de Jesus é guiada pelo Espírito de Deus. Toda a vida de Jesus é um pneumática, ou seja, é o Espirito Santo que o impulsiona a levar o Reino de Deus a todos.

Por meio do batismo de Jesus, Ele passa a ser Cristo, ou seja, no batismo de Jesus é mostrado publicamente que Ele é o Filho amado de seu Pai e é Ele o Ungido/Cristo na qual seu Pai colocou todo o seu agrado. Logo após essa cena do Evangelho, Jesus começa a sua “vida pública”, ou seja, após o Espírito Santo repousar sobre Ele, Jesus é enviado a proclamar o Reino de Deus. 

Irmãos, sejamos portadores de seu Espírito, sejamos pneumatóforos e levemos a boa nova do Evangelho a todos os irmãos que mais necessitam. 

Paz e Bem!

Fraternalmente, Frei Jhones

Deixe uma resposta