TU NÃO ÉS O CRISTO?

Publicado por

Nesse domingo comemoramos a solenidade de Cristo Rei do Universo. Com essa solenidade encerramos o chamado Ano Litúrgico da Igreja. E no Evangelho deste final de semana nos deparamos com a cena de Jesus sendo zombado pelos chefes, com o letreiro em sua cabeça: “Jesus Nazarenos Rei dos Judeus”, sendo insultado por um dos ladrões. 

Podemos até fazer uma pergunta: por que na festa de Cristo Rei do Universo temos um evangelho que “aparentemente” mostra um Jesus sendo insultado, ultrajado e zombado? A resposta também é “aparentemente” simples, pois é justamente para mostrar que o reinado de Jesus não diz respeito ao seu poder, mas sim a seu serviço

Quando pensamos em Jesus Rei, podemos logo associar somente seu poder, mas o reinado de Jesus é o serviço. E dentro dessa cena do Evangelho temos um desdobramento da servidão de Jesus que é a de salvar, pois um dos malfeitores disse assim a Ele: “Lembra-te de mim quando entrares no teu reinado” e na qual Jesus respondeu: “Ainda hoje estarás comigo no paraíso”. 

O reinado de Jesus é o serviço de salvação a todos nós, que Ele mesmo ofereceu na cruz. O reinado de Jesus é o ministério de serviço, de doação, de solidariedade e de entrega. É a partir desse reinado-serviço que Jesus passa a ser o Cristo, ou seja, o ungido de Deus. 

A palavra Cristo quer dizer ungido, e Jesus é ungido para quê? Para servir. Dentro dessa dinâmica, ainda, Jesus quer que todos nós sejamos “cristos” de um para com os outros, por isso quando nos batizamos participamos todos de seu reinado. Todos nós batizados somos reis e rainhas dentro desse reinado-serviço. Se formos batizados, somos feitos para servir. 

Não é a toa que Francisco é chamado de “outro Cristo”, justamente porque podemos ver que a vida de Francisco foi uma grande entrega a Deus, à Igreja e aos homens. 

Irmãos, sejamos reis e rainhas dentro da dinâmica do reinado-serviço pela qual Jesus nos convocou em nosso batismo. 

Paz e Bem!

Fraternalmente, Frei Jhones

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s