A FÉ PODE PESAR?

“Aumenta a nossa fé”, assim começa o Evangelho de hoje. Por que os discípulos fazem esse pedido? Será que a fé pode ser quantificada? Ter uma “fezinha” em Deus não é a mesma coisa que ter uma “fezona”?

Eu sempre me questionei a respeito disso. Até que recebi de um professor a seguinte explicação: fé não é somente acreditar, mas uma adesão de vida. Desse modo, podemos acreditar em várias coisas: que amanha irá chover, vou ganhar na mega-sena, etc. Ou seja, é algo que eu posso acreditar agora e deixar de crer amanhã. Não nos exige mudança de vida. Porém quando se trata de fé, falamos em um acreditar que exige mudança. Sendo assim, quando o discípulo pede a Jesus para aumentar sua fé, automaticamente fala: “Jesus nos ajuda a ter os olhos sempre fixos em vós”. Então, não é uma questão de quantidade, e sim de qualidade. “Aumentai a nossa fé” é um pedido a Jesus para uma melhor qualidade de fé, uma melhor adesão ao seu projeto.

São Francisco no final de sua vida diz aos frades: “Irmãos comecemos, pois pouco ou quase nada fizemos”.Também devemos nos questionar: fizemos pouco? Como assim? Novamente não se trata de quantidade. É algo qualitativo no sentido de que não devemos nos sentir prontos, precisamos sempre nos aprimorar, permitir ser moldado, e isso é um sempre começar, um aumentar.

A resposta de Jesus quanto a apelação dos discípulos é a seguinte: “Se vós tivésseis fé, mesmo pequena como grãos de mostarda, poderíeis dizer a esta amoreira: ‘Arranca-te daqui e planta-te no mar”, ou seja, quem faz adesão por Cristo recebe também a autoridade. Uma autoridade mágica? Não. O que Ele nos mostra é uma autoridade de se colocar em seu caminho e pouco a pouco os problemas já não são mais grandes problemas. Isso me confere a graça de enfrentar qualquer problema e dizer: “Problema, hoje você não vai me vencer”.

Paz e Bem, irmãos!

Fraternalmente, Frei Jhones

Deixe uma resposta