Apenas o que é bom!

No evangelho desse domingo, temos a bela parábola do Filho Pródigo. Gostaria de começar a reflexão contando uma história. Certa vez os discípulos estavam andando com Jesus. Pedro, com seu jeito todo eufórico ia caminhando a frente dos demais. Chegando certa altura, Pedro avistou um cachorro morto já havia alguns dias pelo seu aspecto. Pedro então tentou avisar a Jesus e seus discípulos para irem por outro caminho, entretanto, Jesus não estava percebendo o aviso. Quando Jesus chegou próximo do cachorro morto Pedro disse: “Mestre, eu avisei para você ir por outro lado, pois havia esse cachorro morto há dias e já está apodrecendo”. Jesus então, olhando para o cachorro morto e logo em seguida a Pedro disse: “Irmão, olha que belos dentes tem esse animal!”.

O que podemos tirar de reflexão tanto do Evangelho quanto dessa leitura? A Misericórdia de Deus. Deus, em Gênesis 1, ao criar universo, sempre quando ele acabava de criar algo dizia: “E Deus viu que era bom”, ou seja, Deus somente vê aquilo que é bom! Deus está preocupado com aquilo que é BOM, pois afinal só existe o Bem, o Belo e Bom para Deus, as demais coisas foram criadas por nós. Deste modo, Deus só consegue ver aquilo que é bom, pois afinal seremos avaliados por quanto amamos e deixamos de amar, pois Deus é amor!

O Filho retorna ao Pai, e o Pai por sua vez não pergunta o que ele fez, ou o que deixou de fazer, mas sim acolheu no amor, pois o Pai não é retroativo, não se barganha o passado, mas sim te dá o presente como alternativa para viver a misericórdia!

Essa passagem evangélica me faz lembrar muito de São Francisco quando ele diz: “Se teu irmão chegar a você e pedir misericórdia, lhe dê! Se ele não pedir, oferece”, ou seja, olhar para as realidades a nossa volta com um olhar misericordioso para alcançarmos o céu!

Procure ajuda, peça misericórdia, não tenha medo de seu passado, mas apresente a Deus o seu presente!

Paz e Bem!

Deixe uma resposta