O mês de junho chega com tudo, trazendo consigo um convite especial à reflexão e ao compromisso: o cuidado com a Criação. Junho é intitulado Junho Verde, em referência ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado hoje, dia 5 de junho. Para nós, da Família Franciscana, essa data ganha ainda mais profundidade neste ano de 2025, quando celebramos os 800 anos do Cântico das Criaturas, a linda poesia composta por São Francisco de Assis.
Além disso, este ano marca também os 10 anos da Encíclica Laudato Si’, do Papa Francisco, que nos convoca a uma conversão ecológica integral. Também a Igreja no Brasil, atenta aos sinais dos tempos, escolheu como tema da Campanha da Fraternidade de 2025 justamente com o tema Fraternidade e Ecologia Integral.
E mais, ainda este ano teremos a COP 30, evento que temos dado visibilidade aqui no Conexão Fraterna, em virtude de sua magnitude na esfera civil, onde líderes mundiais se reunirão em Belém/PA para discutir a crise ambiental do planeta.
Ufa!
Pessoal, a crise ambiental é gritante, e está posta. Já não é algo que bate à porta. Os fenômenos climáticos gerados pela destruição sem medidas já estão acontecendo. Precisamos nos reunir e pensar juntos e praticar CONVERSÃO ECOLÓGICA!
Que tal neste mês verde, motivados por inúmeros eventos, convidar nossos grupos e fazermos um gesto concreto sobre o tema? Uma caminhada ecológica juntando lixo, discussões sobre o tema em nossos espaços, cards para as redes sociais etc… Vale a criatividade e a mão na massa! A hora é agora!
Mariana Rogoski