O que é a Ordem Franciscana Secular?

“Insaciáveis são os olhos humanos” (Pr 27,20)

Através deste espaço, já nos encontramos muitas vezes. Já falamos muito sobre a Misericórdia e o Amor de Deus, que o Filho Jesus fez questão de nos mostrar, nas falas educativas e nos fartos exemplos. Também mostramos muito do pensar do Papa Francisco, que hoje está à frente da nossa Igreja e nos direciona no caminho deste Cristo que priorizou o cuidado com os mais pobres e vulneráveis.

Hoje, porém, vamos trazer um pouco mais da essência do motivo que abriu este nosso canal de comunicação – afinal, o nome deste espaço é “Conexão OFS”.

Inevitável a pergunta, então: “O QUE É OFS?”

A OFS é a abreviatura de “Ordem Franciscana Secular”. Presente no mundo todo e fundada em vida por São Francisco de Assis há mais de oitocentos anos – antigamente também conhecida como “Ordem Terceira” –, é uma ordem religiosa. Dela participam não só pessoas que optaram viver integralmente o Evangelho de Cristo (religiosos e religiosas consagrados), com o modo de vida franciscano (carisma), mas também os leigos da Igreja. 

Os membros da OFS, ao final de um período de formação, fazem sua profissão (votos) perante a sua comunidade. Cada membro da OFS pertence a uma fraternidade em sua localidade, que pertence a um Regional, que pertence à OFS do Brasil, que está integrada à OFS que se faz presente mundo afora.

Entre os membros do Conexão Fraterna, temos atualmente duas pessoas – leigas da Igreja – que participam dessa realidade: Leila Denise, que neste ano completará dez anos de sua profissão na OFS (em Santa Catarina), e Ana Karenina, que está no período de formação (no Rio de Janeiro).

A Ordem Franciscana Secular ainda conta com o apoio de Assistentes Espirituais. O próprio São Francisco de Assis pediu a seus frades que acompanhassem essas fraternidades, para que não perdessem a essência do carisma e se mantivessem motivados na caminhada de fé, sendo tal serviço não só reconhecido como também incentivados e autorizados pelos respectivos provinciais – e sempre em sintonia com a Igreja Católica e com o Papa.

É importante esclarecer que os leigos da Ordem Franciscana Secular vivem inseridos na sociedade civil. Muitos deles são casados, têm filhos, têm um trabalho; têm casa, carro e outros bens – uma vida dita “normal” aos olhos do mundo, pois seus votos da profissão estão interligados à maneira como se vivem e se portam em relação aos valores evangélicos. Também se faz necessário lembrar que nenhum dos membros da OFS tem santidade reconhecida simplesmente por pertencerem às fraternidades – ainda que todos a busquemos e cultivemos, somente alguns poucos  irmãos da Ordem já foram beatificados ou santificados (como Luís Beltrame Quattrocchi e Maria Corsini, cuja santidade foi reconhecida, na mesma cerimônia, por São João Paulo II em 2001, por viverem profundamente a fé como casal) –; todos estamos sujeitos às limitações humanas e aos erros, como cada ser humano hoje vivente na Terra.

Sobre a vivência do carisma franciscano, o próprio “Poverello” de Assis nos deixa alguns ensinamentos, que são aplicáveis ainda nos dias de hoje:

Nunca devemos desejar sobrepor-nos aos outros, mas antes, por causa de Deus, devemos ser servos e súditos de toda a humana criatura. E todos aqueles e aquelas, enquanto assim fizerem e se perseverarem até o fim, repousará sobre eles o espírito do Senhor e neles fará habitação morada. Assim serão filhos do Pai celeste, cujas obras fazem. E são esposos, irmãos e mães de Nosso Senhor Jesus Cristo. Somos esposos, quando, no Espírito Santo, a alma fiel se une a Jesus Cristo. Somos irmãos, quando fazemos a vontade do seu Pai que está no Céu. Somos mães, quando O levamos no coração e em nosso corpo por amor e com consciência pura e sincera; geramo-Lo por santa operação que deve luzir em exemplo para os outros.

  •  (2ª Carta aos Fiéis, 47-53)

A você, jovem de espírito e franciscano(a) de valores e vontade, deixamos nosso convite para conhecer melhor o que é a Ordem Franciscana Secular, seja através dos(as) franciscanos(as) que estão perto de você, seja através do site www.ofs.org.br, a fim de descobrir se há fraternidades próximas da sua região. 

E não esqueçamos: cultivando o carisma franciscano, podemos nos aproximar ainda mais desse Cristo comunicador do Amor e da Misericórdia que conquistou totalmente o Francisco de ontem, que abriu desde então uma larga estrada para trilharmos rumo ao Céu.


Leila Denise e Ana Karenina

Deixe uma resposta