A manga

“Quando acabou de falar, disse a Simão: Avança para águas mais profundas, e lançai vossas redes para a pesca. Simão respondeu: Mestre, nós trabalhamos a noite inteira e nada pescamos. Mas, em atenção à tua palavra, vou lançar as redes”.(Lc 5, 4-5).

O Evangelho deste fim de semana, o quinto Domingo do Tempo Comum, vai falar sobre a pesca milagrosa. Os primeiros apóstolos de Jesus estavam cansados de tentar pescar durante a noite e nada conseguirem. Porém, eis que Jesus Cristo diz a Simão: “Avança para águas mais profundas”.

Ele está dizendo ao apóstolo parar de pescar na superfície, parar de ficar tentando pegar peixe por cima da água.

É necessário mergulhar, aprofundar, ir até o mais profundo dos mares. Com isso, Jesus ensina uma grande lição a Pedro: para pescar peixes ele precisará sair do raso e avançar. Sair do raso é sair de uma fé medíocre, uma fé que espera tudo de Deus sem querer fazer nada em troca.

É necessário sair do raso da fé, do raso da verdade, do raso do amor e aprofundar num grande mar. Isso me faz lembrar quando comemos uma manga. Ninguém consegue comer uma manga sem se lambuzar. Não tem como comer uma manga somente na superfície dela.

É necessário “mergulhar” na manga.

É necessário mergulhar no mar que é Jesus Cristo.

Após o convite de Jesus Cristo, Simão responde que em atenção à palavra do Mestre ele irá então lançar as redes para águas mais profundas.

Fé é exatamente isso: estar em atenção a Jesus Cristo e se lançar em seus braços, igual Santa Terezinha se lançou. Por isso, nossos ouvidos precisam estar bem limpos, o coração bem determinado para lançar as redes sem medo, mas sim com fé. A fé é direcionar as redes de nossa vida nas águas mais profundas, com a certeza de que acharemos lá, o que buscamos sem ver. A fé é em atenção a palavra de Jesus Cristo crer, mesmo sem esperar o que de fato procuramos. Paz e Bem!


Frei Jhones

Deixe uma resposta