“Eu nasci e vim ao mundo para isto: para dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade escuta a minha voz” (Jo 18, 37).
Este domingo é marcado pela Solenidade de Cristo Rei do Universo, dia em que coroamos Cristo como o Rei. Mas qual a necessidade de coroá-Lo? Porque Nosso Senhor Jesus Cristo emana toda lei natural e divina ao universo. É necessário o Reinado Social de Nosso Senhor Jesus Cristo. Tudo vem Dele, por Ele e com Ele. De Cristo deriva tudo: as leis naturais, ou seja, tudo aquilo que Deus estabeleceu desde a criação: a vida, a morte, a procriação, etc… Também foi estabelecida a lei divina: são os mandamentos do Senhor.
O Reinado Social de Cristo não diz respeito somente a indivíduos ou a católicos, mas sim uma conversão de todos a Cristo. A falta do Reinado de Cristo no universo faz com que leis iníquas sejam aprovadas tais como: abortos, tirar crucifixo de repartições públicas, estado laico e laicismo. O Reinado Social de Nosso Senhor Jesus Cristo é um estado onde todos teriam Cristo como Senhor da vida, da lei e tudo seria regido por Ele, com Ele e para Ele.
Dentro desse contexto, temos o Evangelho deste domingo nos mostrando que esse Rei Soberano no seu ato de humilhação profunda é colocado diante de Pilatos para ser julgado. E Pilatos para provocá-Lo diz sobre seu reinado. Jesus ao responder: “Tu dizes que sou Rei”, está querendo dizer que seu Reinado não vem deste mundo, mas sim de Deus, do alto. E portanto, é necessário uma voz não deste mundo, para que seus súditos escutem. Todo aquele que é da verdade escuta a minha voz, todos os súditos se quebram diante da verdade única: Jesus Cristo.
Jesus Cristo é uma verdade, mas tal verdade somente é possível de acessar quando o declaramos Senhor e Rei. Quem não é Rei ou Senhor não merece ser ouvido, somente escutamos conselhos de quem é Rei e Senhor, por isso para ouvir a verdade é necessário declarar primeiramente que Jesus Cristo é o Rei do Universo. Paz e Bem!
Frei Jhones