A vocação de ensinar: Homenagem aos professores que moldam vidas e sonhos

Uma profissão que tem um dom especial: lapidar sonhos. Não é exagero nenhum afirmar que o professor é essencial para a sociedade; todos nós que hoje sabemos ler, escrever, e seguimos uma profissão, passamos por um, ou melhor, por vários professores. É uma carreira linda, mas infelizmente tão desvalorizada pelas dificuldades de levar educação de qualidade em nosso Brasil.

Ao redor do mundo, o Dia do Professor é comemorado em diversas datas, mas no Brasil, a celebração ocorre no dia 15 de outubro, data em que também celebramos Santa Teresa D’Ávila, padroeira dos professores. Ela foi uma grande mestra de oração, doutora da Igreja e responsável pela reforma do Carmelo, como o conhecemos hoje.

Toda homenagem àqueles que se dedicam a ensinar é pouca; ensinar algo a alguém é o maior ato de generosidade que existe, seja no colégio mais caro ou na escola mais simples, com chão de barro, espalhadas pelos interiores do país. O trabalho diário e árduo de nossos professores deve ser sempre valorizado por todos nós. Dar voz a eles e criar oportunidades de interação para conhecer suas lutas é essencial para melhorar a educação em nosso país, afinal, são eles que estão na linha de frente, moldando o futuro do Brasil.

Certamente, você que está lendo esta matéria agora tem um professor no coração que te marcou para a vida toda; aproveite para agradecer por sua dedicação em ensinar tudo o que você sabe e pelo que você se tornou graças ao seu trabalho. Não há nada mais bonito do que a gratidão e a certeza de que bons frutos vieram do que foi plantado.

A todos os professores, o Conexão Fraterna deseja que Deus os abençoe, proteja, ilumine e dê forças para essa caminhada generosa que é ensinar. Que a Virgem Maria, que educou Jesus, e Santa Teresa D’Ávila, grande mestra, intercedam por vocês sempre!


Ana Karenina

Deixe uma resposta