Deus viu que tudo era muito bom

Foi com muita alegria que recebi a notícia de que a Campanha da Fraternidade do ano 2025 terá como tema “Fraternidade e Ecologia Integral” e como lema “Deus viu que tudo era muito bom” – e o cartaz traz, no centro, a figura de São Francisco de Assis.

O ano de 2025 realmente deve nos reservar momentos e sentimentos muito especiais: a Campanha da Fraternidade com um tema franciscano, a comemoração dos 800 Anos do “Cântico das Criaturas” e o Jubileu Ordinário “da Esperança” – e nossa paróquia, ainda, comemora 150 anos de fundação e 125 anos de presença franciscana…

Só o Ano Jubilar Ordinário já seria motivo para muitos louvores! Me pego pensando como o próprio “Poverello de Assis” reagiria a tantos motivos para agradecermos ao Pai, qual o tamanho de sua (perfeita) Alegria!

Assim como os 800 Anos do “Cântico das Criaturas”, trazer a Ecologia Integral para um debate sério e um questionamento de nossos atos através da Campanha da Fraternidade é, além de uma necessidade, uma forma de dizer a todos os cristãos – e não só aos católicos – que o mundo que Deus criou, abençoou e colocou aos nossos cuidados (Gn 1,28) está com seu equilíbrio em risco, graças às atitudes egoístas e inconsequentes do mesmo Homem que é responsável pelo seu bem-estar.

Como estou me preparando para este ano de 2025, Ano da Graça? Como estou tratando / cuidando da nossa Casa Comum? Já conheço a minha vocação? Tenho agido como “peregrino(a) da Esperança”? Estou dando “corpo e coração” à esperança do Evangelho no mundo?

Para pensar…


Leila Denise

Deixe uma resposta