Mês do Preciosíssimo Sangue de Jesus

Todo mês de julho é tradicionalmente dedicado ao Preciosíssimo Sangue de Jesus. A Igreja nos convida  a meditarmos profundamente sobre a doação de Cristo na cruz por cada um de nós. Essa tradição remonta do século XVIII, quando  o papa Bento XIV ordenou a missa e o ofício em honra ao Sangue de Jesus, que se estendeu por toda a Igreja mais tarde, por decreto de Pio IX, já no século XIX.  São Gaspar de Búfalo também propagou fortemente essa devoção, com aprovação da Santa Sé.  

Mas, muito antes disso, o sangue do cordeiro já era sinal de proteção e libertação, lembrando a comunhão de Deus com seu povo eleito; no antigo testamento, quando o povo hebreu estava no cativeiro no Egito, o Senhor ordenou a eles que cingisse as portas com o sangue o cordeiro que imolaram para comer a páscoa (Ex. 12). O sangue do animal, era uma oferenda imperfeita, um sinal daquele que deveria vir para definitivamente tirar a todos do pecado e da morte. Jesus veio para isso, e sua doação na Cruz, até a última gota de sangue, nos lembra o amor apaixonado de um Deus que decidiu se fazer homem e assumir nossas dores para nos salvar. 

Neste tempo, que antecede ao ano Jubilar, em que o Santo Padre dedicou a oração como forma de maior intimidade com Jesus, a devoção ao preciosíssimo Sangue nos faz mergulhar na profundidade do coração de Jesus, que atravessado pela lança, jorrou todo Sangue que Ele ainda tinha por cada um de nós. Um coração ardente de amor que sempre está pronto para nos acolher e nos lavar. Sangue é vida de Deus na nossa vida, que nos reanima e nos conduz a um novo caminho, a uma nova direção. Clamar o sangue de Jesus sobre nós e os nossos é nos colocar debaixo desse amor incondicional, na certeza de sua companhia e proteção. Uma grande oportunidade para fazer essa experiência de grande intimidade com o Senhor. 

Que o Sangue de Cristo, que é a fortaleza dos que Nele confiam, possa levar a cada um de nós a uma grande experiência do amor desse Jesus apaixonado que nos espera, nos ama e nos cuida. 

Deus te abençoe!


Ana Karenina

Deixe uma resposta