Pentecostes

Aprender a Escrever

“Então apareceram línguas como de fogo que se repartiram e pousaram sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito os inspirava” (At 2, 3-4).

Neste final de semana, celebramos Pentecostes (50 dias depois da Páscoa). Dia em que o Espírito Santo foi dado à Igreja, fecundando e santificando a cada um de nós. 

O Espírito Santo vem juntamente com seus 7 dons. Dons, conforme o nome mesmo diz, é um presente, um dom, uma dádiva dada por Deus a nós. Mas para que servem os dons? Os dons são um aperfeiçoamento das virtudes que recebemos do Batismo. Por isso, todo batizado precisa, necessariamente, ser crismado. Vejamos, pelo batismo recebemos: a fé, esperança e caridade. A fé em Deus, a esperança da vida eterna e a caridade que nos leva a amar e servir a Deus e aos irmãos. Porém, tais virtudes precisam ser aperfeiçoadas, melhoradas. Exemplo: quando entramos na escola e começamos a escrever a nossa letra às vezes é bem bagunçada, ora torta, ora espelhada e assim por diante. Conforme o tempo, a nossa letra vai melhorando, aperfeiçoando porque vamos crescendo e arrumando. Do mesmo modo é o batismo que recebemos. Recebemos as virtudes (começamos a escrever), mas por sermos crianças (infância espiritual), precisamos aperfeiçoar a técnica. Esse aperfeiçoamento acontece com a catequese ao longo da nossa infância e adolescência. Entretanto, para as “coisas divinas”, precisamos de um auxílio divino.

O auxílio divino chama-se de “dons do Espírito Santo”. Tais dons nos aperfeiçoam a viver: a fé, a esperança e a caridade. Os dons são sete: sabedoria, inteligência, conhecimento, ciência, piedade, fortaleza e temor de Deus. Cada dom auxilia uma virtude, aperfeiçoa ela para que a pessoa possa viver a fé em Deus, esperar o céu para poder atingir a caridade perfeita que é Deus. Nes celebração de Pentecostes nos faz refletir duas coisas: 1- Deus nunca nos deixa órfãos, como o próprio Jesus Cristo disse, Ele sobe aos céus, mas envia o Espírito Santo para que possamos chegar até Ele; 2- Sem o Espírito Santo vivemos uma infância e acabamos não nos aperfeiçoando em Deus. Paz e Bem.


Frei Jhones

Deixe uma resposta