Quarto domingo da Páscoa

As três missões do Bom Pastor

“Eu sou o Bom Pastor. O bom Pastor dá a vida por suas ovelhas”. (Jo 10, 11)

No quarto Domingo da Páscoa a Igreja nos propõe a leitura do Evangelho do Bom Pastor. Nosso Senhor Jesus Cristo se intitula como o Bom Pastor e dá a vida por suas ovelhas que somos nós.

 O Bom Pastor possui duas missões: uma, que Jesus deixa bem claro, dar a vida pelas ovelhas e uma outra que é a de proteger a ovelha do lobo. Sendo assim, a dupla missão do Bom Pastor de dar a vida e proteger é algo que somente Nosso Senhor Jesus Cristo conseguiu realizar na história. Primeiramente, a missão de dar a vida é exclusiva de Jesus Cristo, afinal ninguém é capaz de dar a vida, de dizer: “Pai em tuas mãos entrego o meu espírito”. Somente Jesus é capaz de dizer eu dou a vida, eu morro por ti, eu me entrego na liberdade por minhas ovelhas. Ninguém mata a Cristo, Ele se entrega. 

Já a missão de proteger a ovelha do lobo que o Bom Pastor realiza é algo que Jesus Cristo realizou plenamente,  salvando e libertando todos nós do poder destruidor do demônio. Cristo ao entregar sua vida por nós venceu definitivamente a morte e seu autor. Por isso, Cristo afasta o lobo, afasta e destrói o maligno. A missão do Bom Pastor é dupla, porém necessita também da nossa parte para sermos boas ovelhas. O Bom Pastor é pastor das boas ovelhas! Nosso Senhor Jesus Cristo dá a vida e protege, porém podemos estar fora da vida e fora do alcance de Jesus. De que modo? 

Vejamos: uma ovelha que se encontra segura em um lugar,  por que vai querer sair do porto seguro para se refugiar no relento? Se encontrarmos um caminho seguro, por que se aventurar em um caminho desconhecido? O caminho desconhecido faz com que muitas vezes nos tornemos imprudentes e más ovelhas. Porém, novamente descobrimos que o Bom Pastor ainda possui uma terceira missão que é exclusividade de Jesus Cristo onde somente Ele é capaz de deixar as ovelhas seguras e ir atrás daquela que se extraviou. Paz e Bem! 


Frei Jhones

Deixe uma resposta