Se Deus quiser

“Naquele tempo,  um leproso chegou perto de Jesus e, de joelhos, pediu: “Se queres, tens o poder de curar-me”.  Jesus, cheio de compaixão, estendeu a mão, tocou nele e disse: “Eu quero: fica curado!” (Mc 1,40-41)

No Evangelho deste 6º Domingo do Tempo Comum, ouvimos o relato do milagre da cura do leproso. 

Duas coisas nos chamam a atenção neste Evangelho: primeiro é a fé do leproso e segundo a misericórdia na qual Nosso Senhor Jesus Cristo teve para com ele. O ato de fé do leproso é expressão da sua confiança inteiramente em Deus ao dizer: “Se queres”. O leproso ao dizer “Se queres, se coloca total na confiança ao ponto de mesmo tendo lepra, mesmo sofrendo… a cura só pode acontecer se Deus quiser. Por isso, a frase que costumamos ouvir ou dizer: Se Deus quiser, faz todo sentido. Quando dizemos isso expressamos que tudo é o querer de Deus e Ele faz o melhor por nós sempre. O melhor nem sempre é aquilo que nós queremos, por isso ao dizer: Se Deus quiser, é sempre deixar nas mãos de Deus que Ele faça o melhor. 

A segunda coisa que nos chama a atenção é o olhar misericordioso de Jesus para com o leproso. Olhar com misericórdia é olhar com ternura, como alguém que ama. É enxergar a alma e dar aquilo que a pessoa merece: amor. A maior lepra que esse homem foi curado foi a do seu coração. A misericórdia curou a lepra do coração desse homem. 

Por isso, neste domingo precisamos dizer a Deus: Se queres pode curar a lepra do meu coração. A lepra do pecado, a lepra da inveja, a lepra do ódio, a lepra do aborto e tantas lepras podem fazer nosso coração ficar apodrecido. Porém, nunca esqueçamos que por mais leproso que esteja o nosso coração, se Deus quiser Ele pode curar e limpar. Paz e Bem!


Frei Jhones Lucas Martins, OFM

Deixe uma resposta