Aí de mim se eu não pregar o Evangelho!

“Louvai a Deus, porque ele é bom e conforta os corações”

Estimados (as) jovens franciscanos (as) e missionários (as) da esperança, saudação franciscana de Paz e Bem!

Neste primeiro domingo do mês de fevereiro, somos convidados a celebrarmos nossa Páscoa semanal com a confiança de que Jesus é aquele que nos ensina com autoridade e cura nossas doenças e enfermidades. Por isso, toda a liturgia deste final de semana nos convida a crermos com fé na sua vida e missão em nosso meio.

A Primeira Leitura do Livro de Jó (7,1-4.6-7), o profeta gentio afirma: “Lembra-te de que minha vida é apenas um sopro e meus olhos não voltarão a ver a felicidade”. Assim ele se dirige a Deus, depois de ter passado por inúmeros sofrimentos, tentações, depois de ter perdido a saúde e todos os seus bens. Mesmo assim, ele se dirige a Deus com a confiança de voltar a ser feliz, suplicando por esta graça. Podemos refletir então que o sofrimento de Jó não afasta, mas aproxima-o ainda mais de Deus. No diálogo com Deus, reconhece e louva a sabedoria do Criador manifestada nas obras da criação.

E é neste sentido de louvor que somos convidados a rezar  no Salmo Responsorial: “Louvai a Deus, porque ele é bom e conforta os corações”. Irmãos e irmãs, tenhamos conosco essa missão nesta semana. Apesar de tantas tribulações, desafios, inconstâncias, possamos lembrar de sempre louvar a Deus, porque Ele é bom, ele nós deu a graça da vida, da vocação, da família, do trabalho. É preciso sempre lembrar: sejamos gratos, positivos e agradecidos a Deus porque Ele é bom.

Já na segunda leitura da Carta de São Paulo aos Coríntios (9,16-19.22-23), ouvimos Paulo afirmando que para ele, “pregar o Evangelho não é motivo de glória, é antes uma necessidade”, e continua:  “Aí de mim se eu não pregar o Evangelho”. Aí de mim se eu não evangelizar. Aí de cada um de nós se não multiplicarmos os dons que Deus por pura gratuidade nos concedeu. Assim como Paulo, os cristãos são convidados a anunciar o Evangelho com urgência, para que a todos chegue a salvação de Nosso Senhor Jesus Cristo. Isso é evangelização, essa é a boa notícia do Evangelho de Jesus de Nazaré.

No Evangelho deste 5º Domingo do Tempo Comum (Mc 1,29-39), Jesus é aquele que passa curando as pessoas, faz o bem e vai para lugares onde certamente poucos frequentam, as aldeias e lá também passa fazendo o bem. O evangelho deste final de semana, é uma continuação do de domingo passado, onde Jesus é apresentado como aquele que ensina com autoridade, que expulsa os demônios, que espanta para longe o mal e perdoa os pecados.

A cura da sogra de Pedro é sinal da missão de Jesus. Ele se aproxima e a cura, mas não apenas por força própria, mas sim, principalmente pela fé dela. A sogra de São Pedro é o exemplo de uma pessoa necessitada. No lugar dela poderia estar um de nós. Jesus nos dá a mão, socorre-nos, cura-nos. Se a misericórdia é o laço que une Deus às criaturas, é também o gesto que une as criaturas entre si.

Assim, estimados irmãos e irmãs, todos os milagres de Jesus são um sinal do Reino de Deus. Mas também nós desfiam e indicam o que nós como seguidores de Cristo também devemos fazer: assumir o sofrimento do próximo, cuidando dele, como o fez o Bom Samaritano. Jesus não só se tornou solidário com os sofredores, mas assumiu o sofrimento e a morte de cruz por nosso amor, a fim de nos trazer a salvação.

Que Jesus nos abençoe, nos ilumine e nos de força em nosso peregrinar.


Abraço fraterno, Frei Augusto Luiz Gabriel, OFM

Deixe uma resposta