“Surgiu um homem enviado por Deus; seu nome era João” (Jo 1, 6)
No Evangelho deste fim de semana , começamos a ouvir sobre a narrativa da história de João Batista. E a narração começa dizendo primeiro que surgiu um homem enviado por Deus, ou seja, para dizer que a iniciativa de tudo é sempre de Deus. É Ele quem envia para a missão.
Depois, começa dizendo que esse homem tinha um nome – João. João que significa: “agraciado por Deus”. Deus é a fonte de tudo e Ele nos agracia para sua missão. A missão de João era de ser o preparador para o caminho de Nosso Senhor Jesus Cristo. Ele foi agraciado por Deus para preparar o caminho do Senhor. Os nomes para os judeus trazem também sua missão, exemplo: “Jesus”. Jesus quer dizer “Deus salva”, Belém significa “Casa do Pão” e assim por diante. Os nomes trazem o sentido da sua missão.
Chamar alguém pelo nome é chamar a pessoa para a missão a ela confiada. Quando se chama João, o evangelista está querendo dizer: o agraciado por Deus. O agraciado é aquele que foi contemplado por Deus para uma missão. Por isso a importância do nome. O nosso nome é algo profundo, pois nos traz o sentido da nossa vida. Uma pessoa chamada Antônio. Nós já pensamos em Santo Antônio. E com isso, procuramos saber quais as virtudes de Santo Antônio, como ele fez para ser santo e etc. Todo o nome é importante e ele foi destinado a um propósito: me tornar santo de algum modo. No caso de João, o agraciado por Deus, ele veio para dar testemunho de Jesus Cristo e preparar o caminho do filho de Deus. Ele é a voz que grita no deserto.
E nós, qual a missão da nossa vida? Todos nós temos uma missão/propósito nessa vida. Sabemos que o final dela é ser Santo, mas até lá temos um longo percurso. E qual é o percurso? Uma dica, qual o seu nome? Nele está a missão de sua vida. Procure algum santo que tenha o mesmo nome que o teu e ali saberá como se faz para tornar santo.
Frei Jhones