As “BRs” do nosso Coração

“Eis que envio meu mensageiro à tua frente, para preparar o teu caminho. Esta é a voz daquele que grita no deserto: ‘Preparai o caminho do Senhor, endireitai suas estradas!’” (Mc 1, 2-3).

No segundo domingo do Advento do Senhor, ouvimos o Evangelho que fala de João Batista que preparou os caminhos do Senhor.

O serviço de preparação do caminho é algo muito importante, pois preparar o caminho é sinal de que quem vai passar é alguém que merece atenção. Para isso o caminho precisa estar plano, reto, sem nenhuma sujeira, buraco na estrada. Quando vamos viajar, algumas de nossas vias sempre tem buracos! É horrível a estrada com buraco, porque caindo neles é perigoso estragar ou quebrar o carro. Uma via nova, uma BR reformada é algo seguro de se guiar, por isso, uma estrada bem preparada é de suma importância para a nossa segurança.

Voltando ao Evangelho, temos o mesmo sentido: preparar o caminho do Senhor é fazer com que ajustemos as “BRs” do caminho do nosso coração, para que Deus possa vir fazer morada. Como que Nosso Senhor Jesus Cristo vai entrar em nossa vida, se a estrada em que Ele precisa percorrer está toda cheia de buraco causado pelo pecado, pela indiferença, murmuração, mesquinhez, ódio, raiva e etc. 

Precisamos aplainar, arrumar e preparar o nosso coração para receber Jesus Cristo e isso se faz com o sacramento da confissão. É pelo sacramento da confissão que a estrada por onde Jesus percorre até chegar em nossa alma é aplainado e ajustado. Se o caminho não estiver bem preparado, Ele não chega e com isso não conseguimos perceber mudanças em nossas vidas. 

O tempo do advento é o tempo para verificarmos isso em nossas vidas, de aplainar e ajustar a nossa vida para a chegada do Natal de Jesus Cristo. Façamos deste tempo um tempo de arrumar os caminhos para o Senhor nascer em nosso coração e na nossa alma. 

Frei Jhones

Deixe uma resposta