O Vigia Noturno

“Vigiai, portanto, porque não sabeis quando o dono da casa vem: à tarde, à meia-noite, de madrugada ou ao amanhecer. Para que não suceda que, vindo de repente, ele vos encontre dormindo. O que vos digo, digo a todos: Vigiai!”. (Mt 13,35).

E com o Evangelho desse domingo começamos mais um novo ano litúrgico da Igreja. Estamos no tempo do Advento, o tempo da espera daquele que há de vir: Nosso Senhor Jesus Cristo. O tempo do Advento é divido em duas partes, sendo a primeira parte as duas primeiras semanas que é o tempo de vigilância da segunda vinda de Jesus Cristo e as duas últimas semanas é o tempo de preparar-se para a celebração do Natal do Senhor Jesus que foi a sua primeira vinda.

No Evangelho desse final de semana temos Jesus pedindo para ficarmos em “Vigilância”. O que um vigia noturno faz? Fica sempre em alerta, acordado, na espreita para proteger e dar segurança a qualquer ameaça.

Quando termina o seu tempo, logo ele vai para o descanso, pois chegou alguém para substituir. E o que Jesus quis dizer com isso fazendo tal comparação?

É para ficarmos em vigilância, pois pode vir o mal/tentação e nos roubar, precisamos proteger aquilo que temos de mais sagrado: Nosso Vida em Cristo.

E quando o tempo termina, ou seja, o final da nossa vida, se tivermos em alerta saberemos que o tempo chegou e estaremos preparados para descansar eternamente no céu. Não sabemos quando o dono da casa que nos vigiamos volta, sendo assim, precisamos ficar em alerta, acordado: “Desperta tu que dormes”, assim diz São Paulo aos Romanos. Precisamos estar sempre despertados, afinal Jesus Cristo nos tirou do sono da morte ao sair do sepulcro. Portanto, termina Jesus: “Vigiai”, ficai atentos, pois a segunda vinda de Jesus Cristo não sabemos quando será.

E o que precisamos fazer para ficar em alertar? Primeiramente ter uma lanterna potente iluminada pelo Espírito Santo; ter um uniforme de identificação que são as veste do batismo; o vigia precisa ser forte pela unção da crisma; estar com os equipamentos corretos que são: vida de oração, sacramentos, leitura da palavra de Deus. Assim, com todas essas dicas seremos bons vigias.

Um abraço fraterno, Frei Jhones .

Deixe uma resposta