O seguro morreu de velho

“Por fim, chegaram também as outras jovens e disseram: ‘Senhor, Senhor, Abre-nos a porta!’ Ele, porém, respondeu: ‘Em verdade eu vos digo, não vos conheço!’ Portanto, ficai vigiando, pois não sabeis qual será o dia nem a hora” ( Mt 25, 13). 

Neste domingo, na missa, ouviremos o Evangelho das virgens previdentes e imprevidentes. É um costume judaico que as virgens fiquem esperando na porta com lâmpadas acesas os noivos que irão celebrar o seu casamento. Sendo assim, Nosso Senhor Jesus Cristo pega esse relato que é da cultura judaica e nos ensina. Ele nos conta que 5 virgens tinham óleo suficiente para esperar o noivo com a lâmpada acesa e outras 5 não tinham. As que não tinham, quando ouviram que o noivo estava para chegar, primeiro pedem um pouco de óleo para que as que tinham. Mas as que tem diz que aquele óleo é suficiente somente para elas. Sendo assim elas saem para buscar mais óleo. Porém, nesse meio tempo o noivo chega, ele entra junto com as virgens previdentes e o portão fecha. Ao chegarem, encontram o portão fechado, elas batem, mas uma voz lá de dentro diz: não vos conheço.  

O que esse Evangelho revela para nós? Revela três coisas: 1- que eu não posso fazer por você aquilo que é seu dever. Precisamos ter óleo suficiente para nós, ou seja, não podemos rezar, comungar, confessar no lugar do outro. É ele quem precisa fazer a sua parte; 2- que não sabemos o dia nem a hora que o noivo chega, ou seja, não sabemos nem o dia e nem a hora da nossa morte, portanto estejamos sempre preparados para esse dia; 3- feliz daquele que tem óleo suficiente, pois não precisamos ter medo, pois seremos recompensados. Por isso, como diz o ditado popular: “o seguro morreu de velho”. De fato, esse ditado popular é algo que sintetiza bem esse Evangelho. 

Precisamos estar seguros com nossos óleos (missa, eucaristia, confissão, oração, jejum, obra de misericórdia, amar o próximo, etc…). quando mais óleos, mais seguros e quanto mais seguro não precisamos temer. Paz e Bem!

Frei Jhones

Deixe uma resposta